Skip to main content
Como usar o Mobile Marketing
Ver todos os posts

Como usar o Mobile Marketing na sua empresa

O termo Mobile Marketing está muito em alta hoje em dia, principalmente com o crescente uso de smartphones e a grande conectividade dos usuários. Mas, o que esse termo significa exatamente e como você pode usar isso na sua empresa?

Vamos lá, o primeiro passo é entender o que é Mobile Marketing:

De forma simples e resumida, Mobile Marketing são todas as ações voltadas para se relacionar, converter e interagir com seu público visando um dispositivo móvel – seja ele um celular ou um tablet, por exemplo. Mas, por qual motivo se ater a experiência mobile? Bom, vamos aos dados:

No Brasil, há 230 milhões de smartphones em uso, o que ultrapassa o número de habitantes no país. E somos muito apegados, pois de acordo com o ranking do Estado de Serviços Móveis, estamos em 5º lugar no uso diário de celulares no mundo. O mesmo ranking indica que, se comparado a 2016, a utilização de dispositivos móveis aumentou em 50% em 2019. Bastante, né?

Com a popularização de smartphones e seu uso em nossas atividades do dia a dia, a experiência do usuário conta muito, ao passo que muitas vezes é mais prático realizar tarefas diretamente no aparelho do que sentar na frente do computador. Isso vai desde pagar contas, olhar roupas em lojas, jogar, se comunicar, ler e enviar e-mails, pedir comida, etc.

E tarefas assim se tornam cada vez mais frequentes, principalmente quando pensamos que estamos atravessando uma pandemia e muitas atividades foram adaptadas para o meio online. De acordo com a Mobile Time em parceria com a Opinion Box, 85% dos brasileiros com smartphone fazem compra pela internet.

Mas a pergunta é: nós, profissionais de marketing, estamos preparados para impactar esse público via mobile e proporcionar uma boa experiência? Quais empresas de fato pensam suas ações e iniciativas em formato mobile? E como começar a implementar estratégias pensando em Mobile Marketing?

Como é o site da sua empresa hoje? Um site precisa ser, antes de tudo, responsivo – ou seja, se adaptar para qualquer tipo de tela, incluindo dispositivos móveis. Isso é uma variável que afeta não só a experiência do usuário, mas é também uma premissa do Google em termos de SEO (Search Engine Optimization) para indexar melhor suas páginas em resultados de buscas dos usuários.

Seja multicanal. Há dados que indicam que olhamos nossos celulares cerca de 200 vezes por dia. Pensando nisso, como eu impacto meu usuário? O SMS tem tido destaque nesse quesito, pois 90% desse tipo de mensagem é aberta em cerca de 3 minutos (Daniel Rowles, Mobile Marketing). E você pode usar o SMS para diversas finalidades, como ações promocionais, lembrete, pesquisas, ações de relacionamento e o que mais desejar.

Segmentação, relevância e campanhas integradas. Para ser assertivo, vale ressaltar que hoje o foco deve estar na qualidade e não na quantidade, por isso, segmente. Isso fará com que você conheça melhor seu target, os interesses dele e consiga mapear conteúdos, produtos ou serviços que são mais relevantes para aquele público. Feito isso, sugerimos que aposte em estratégias multicanais, com campanhas que combinam diferentes mídias para colocar você em contato com seu próximo negócio fechado.



Share article on

Ver todos os posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *