Dia do Cliente: Como surgiu e qual sua importância

Dia Do Cliente

O Dia do Cliente é só mais uma data protocolar? Bom, temos diversas datas comemorativas no nosso calendário, as famosas “efemérides”. Como empreendedores, profissionais de marketing e comunicação, é importante acompanharmos essa agenda e ficarmos atentos à essas datas comemorativas, pois elas podem ter um peso importante no nosso negócio e para o nosso público de forma geral.

Uma data que vem se consolidando nesses últimos tempos é o Dia do Cliente. O objetivo desse post é contar para você de que forma ela surgiu e qual seu peso hoje no mercado brasileiro. Veja abaixo:

A origem do Dia do Cliente

A data tem sua origem em 2003 e foi criada pelo gaúcho João Carlos Rego, um especialista nas áreas de Marketing e RH. O objetivo dele era justamente prestar uma homenagem ao público consumidor e incentivar uma relação de maior fidelidade com os clientes.

Sua importância para o mercado

Essa data acabou fazendo sucesso e hoje é uma das formas de estimular o consumo, porque o comércio de forma geral usa e abusa de descontos, vouchers e demais formas para mimar seus consumidores. Data já aprovada em mais de 14 estados do Brasil, o Dia do Cliente tende a ganhar cada vez mais força e deve ter destaque como um dia especial no seu calendário, seja para promover ações de vendas ou relacionamento.

Algumas empresas inclusive promovem ações não apenas na data específica, mas fazem um buzz acerca da data com certa antecedência e promovem ofertas durante toda a semana em que é comemorado o Dia do Cliente.

E sua empresa, o que está fazendo para ressaltar a importância do cliente e estimular mais vendas? Conte para a gente nos comentários! Se precisar de ferramentas para apoiar você nesses desafios, entre em contato com a Akna clicando aqui para batermos um papo e entendermos melhor seus desafios.