Como fazer Inbound Marketing do jeito que dá resultado!

Vemos uma atendente. Saiba como fazer Inbound Marketing!

Atrair, converter e fidelizar: três palavras que resumem boa parte dos recursos e ferramentas envolvidos no Inbound Marketing. A seguir, vamos aprofundar como fazer Inbound Marketing e explicar como essa forma de captar leads pode alavancar seus resultados, se aplicada da forma correta. Confira!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou Marketing de atração, é um tipo de estratégia que visa atrair e converter leads utilizando conteúdo relevante. É sobre uma empresa/marca criar e compartilhar seus conteúdos, captar leads, gerar interesse em públicos personalizados e segmentados, e então, ocorre a desejada conversão. Resumidamente, esses são os passos de como fazer inbound marketing, mas vamos detalhá-los.

Como fazer Inbound Marketing na prática?

Você pode criar fluxos de comunicação (workflows) para interagir com os leads, oferecendo materiais para os cadastrados ou fazendo projetos mais sofisticados com mensagens sequenciais.

1 – Quais conteúdos oferecer no Inbound Marketing?

A primeira etapa de como fazer inbound marketing é aprender a gerar conteúdo atrativo. Tudo vai depender de qual fase do funil de vendas a base está. Cada uma define qual conteúdo deve ser direcionado ao público.

Topo do funil
Nesta fase, o público ainda não tem certeza do que busca. Você deve ajudá-lo com um conteúdo que o ajude a descobrir. Entre exemplos, podemos citar posts de blogs, redes sociais, vídeos, infográficos e afins. Eles podem ter um caráter mais informativo, sem citar suas soluções como empresa. Nem sempre quem está no topo do funil vai se inscrever para receber seus conteúdos.

Meio do funil
Aqui o público já entendeu que tem uma dor e deseja solucioná-la. Conteúdos mais avançados podem ser entregues, como e-books, webinars e e-mails segmentados. Isto é, ainda sem citar suas soluções como empresa. Nessa etapa é possível começar a captação de leads, por meio de formulários ou Landing Pages onde você disponibilizará um material rico em troca. Após gerar tais leads, deve-se criar fluxos de nutrição e manter o interesse ativo.

Fundo do funil
Depois de nutrir seus leads com materiais de qualidade e gerar interesse, é hora de apresentar as suas soluções. Dentre as ações que podem ser feitas estão Landing Pages específicas, demonstrações e testes com seus produtos e serviços por tempo limitado. Aqui é o momento de decisão de compra do lead, portanto alinhe com toda a equipe de vendas para convertê-lo no momento certo.

2 – Como captar leads

Agora que você já sabe o que é e como fazer inbound marketing, chegou a hora de captar leads. Afinal, você precisa de uma base de contatos para enviar seus e-mails.

É possível captar leads através de ferramentas de busca e mídias sociais, definindo suas ações nesses meios e direcionando os leads para o fluxo de comunicação criado. Para isso, basta integrar a automação com seu formulário ou criar uma Landing Page.

3 – Como converter leads

Já sabe como captar leads e como fazer inbound marketing, mas eles precisam converter para gerar lucro.

Para convertê-los, existem vários recursos disponíveis, como segmentação comportamental avançada e remarketing, para movimentar seus leads seguindo os critérios que você criou no fluxo de comunicação.

A partir do momento em que se tem o controle sobre a jornada do seu lead, você aumenta as chances de vender. Para isso, é ideal ter acesso aos melhores recursos de Inbound Marketing, como a plataforma mais completa de automação do mercado: a Akna.

Quais as vantagens de investir?

Ainda não está convencido sobre investir em inbound marketing? Então temos alguns argumentos para você entrar de vez no mundo do inbound.

  • aumento de tráfego no site;
  • crescimento dos leads potenciais e qualificados;
  • reconhecimento de marca;
  • relacionamento com o público;
  • redução do ciclo de venda;
  • mensuração de resultado;
  • otimização da campanha em tempo real.

Ao aprender como fazer Inbound Marketing, o tempo que a sua empresa leve desde o primeiro contato até o momento da decisão de compra diminui consideravelmente. Vantagem não falta.

Conte com a Akna para fazer inbound marketing!

Tenha acesso a recursos de automação, gerenciamento de anúncios, criação de Landing Pages para captar novos contatos, segmentá-los e oferecer conteúdo de qualidade, visando a conversão. Fale com a Akna e saiba como podemos ajudar você a gerar mais leads e convertê-los. Entre com contato!

Artigo publicado em 21/01/2021 e otimizado em 21/01/2022.