Como aumentar a eficiência no seu disparo de e-mail marketing

Disparo De E Mail Marketing

Muitos profissionais têm dúvidas sobre como aumentar a eficiência do e-mail marketing, ferramenta poderosa de relacionamento e conversão. Embora exista a premissa de que o trabalho é simples, uma boa estratégia de e-mail exige muito planejamento.

Com disparos poderosos e bem segmentados, você pode ter conversões incríveis para sua empresa, também trabalhando o relacionamento com seus públicos desejados, seja em e-mails para Inbound Marketing ou comunicados regulares.

Mas não basta apenas criar uma lista de contatos e sair disparando e-mails sequenciais. Para que a estratégia funcione, é preciso colocar a criatividade em jogo, tomando decisões baseadas em dados.
Para aumentar a eficiência de seus disparos de e-mail marketing, basta seguir as melhores práticas do mercado, adaptando todas as dicas à realidade do seu negócio. Não existe fórmula mágica, então é preciso combinar as recomendações de outros profissionais com as dores de sua empresa.

Para que todo o trabalho em e-mail marketing seja desenvolvido de maneira estruturada, aumentando a eficiência dos disparos, é preciso ter uma mentalidade de teste. Isso significa que você não deve se frustrar com resultados abaixo do esperado, mas sim buscar soluções e entender os motivos para aquele cenário!

Veja abaixo dicas para aumentar a eficiência de sua estratégia de e-mail marketing:

Construa sua base de e-mails com confiança

Não compre listas e somente mande e-mail para quem realmente deseja se comunicar com você. Não quebre a confiança de seus contatos com comunicados que eles não se interessam em receber. Sempre respeite quando um usuário não desejar mais receber seus e-mails de contato.

LGPD: Tudo o que você precisa saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Segmente seus disparos de e-mail marketing

Não adianta enviar e-mails sobre panelas inox, por exemplo, para quem não possui o mínimo interesse no assunto. Segmente seus contatos conforme seus comportamentos, interesses e dados demográficos.
Use os dados que você tem para criar mensagens interessantes para seus públicos. Para que essa dica dê certo, é preciso que você esteja por dentro sobre quem são os seus contatos.

Seja relevante em suas mensagens

Nada pior do que abrir um e-mail que não transmite nenhuma informação relevante. O usuário acaba frustrado por gastar tempo com algo que não agregou em nada, o que pode até fazer com que ele nunca mais abra seus comunicados.

Não faça disparos só para “preencher uma lacuna” em sua comunicação. Tudo deve ser planejado com todos os detalhes, incluindo um objetivo principal para a comunicação.
Inbound Marketing: Como captar mais leads e aumentar suas vendas?

Cuide do número de imagens no e-mail

Redes de conexão lentas, como o 3G e o 4G, podem demorar para carregar suas imagens, impactando a experiência do contato ao receber sua mensagem.

Outro fator de atenção é sobre como alguns provedores de e-mail podem acabar jogando sua mensagem no spam por conta da quantidade de imagens na comunicação.
Saiba como manter o relacionamento com clientes utilizando e-mail marketing

Equilibre o conteúdo para atrair mais leads

Ofereça um conteúdo diversificado e cuidado para não cair na repetição. Tente se destacar de outros players do mercado com sua criatividade.

Faça testes A/B

Lembra da mentalidade de teste? Ela é fundamental para que você consiga encontrar soluções ou propor o novo em sua comunicação. Aplique o uso de testes A/B para identificar o que pode funcionar melhor para sua base de contatos. Você também pode usar essa tática para encontrar a melhor forma de comunicar certo tipo de assunto.

Mensure os resultados para melhorar o disparo

A mentalidade de testes acompanha um olhar crítico para os dados de seu negócio. Tenha atenção ao que essas informações indicam e aplique mudanças conforme o que pode funcionar melhor em seu marketing.
Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir a gente nas redes sociais 🙂