São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

10 dicas de tipografia para o e-mail marketing

10 dicas de tipografia para o e-mail marketing
20
Aug
24 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 23 24 Flares ×

Diversos aspectos da tipografia que você usa no seu e-mail marketing são capazes de influenciar o olhar de quem o lê. As fontes, tamanhos, cores e contrastes também ajudam a compor a mensagem que você quer passar ao seu leitor. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas de tipografia para ajudar você a obter sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing.

Confira!

  • Evite fontes pequenas
  • Destaque as chamadas principais
  • Cuidado na escolha da fonte
  • Evite misturar muitas fontes
  • Opte por fontes serifadas nos textos longos
  • Delimite espaços
  • Abuse dos contrastes
  • Alinhe os textos
  • Evite textos em letra maiúscula
  • Não exagere nas pontuações

1 – Evite fontes pequenas

A leitura deve sempre ser facilitada o máximo possível. Por isso, o uso de fontes pequenas não é adequado. O mais recomendado é que o tamanho da fonte seja de, no mínimo, 12 pontos para o texto ser legível. Tenha sempre em mente que o tamanho da letra deve ser confortável para os olhos de quem lê o seu e-mail marketing.

2 – Destaque as chamadas principais

Para chamar a atenção do leitor para os títulos, chamadas principais e palavras-chave do e-mail marketing, faça uso de fontes maiores ou do negrito. Mas, é claro, sem exagerar para não comprometer o equilíbrio do design.

3 – Cuidado na escolha da fonte

Arial, Verdana, Tahoma ou Times costumam ser as preferidas na formatação de textos em HTML pela popularidade do Windows. Além dessas, outras famílias tipográficas muito comuns como Courier New, Georgia, Impact, Palatino, Symbol e Webdings, que são compatíveis com Windows e MacOS. No entanto, elas não são compatíveis com todos os sistemas operacionais, como é o caso do Linux. Se você conseguir identificar o sistema operacional da sua base de contatos pode segmentar o envio de e-mails, adequando-os às famílias tipográficas de cada sistema.

4 – Evite misturar muitas fontes

O mais indicado é usar no máximo duas ou três fontes em um mesmo e-mail marketing. A mistura de várias fontes pode comprometer a leitura e prejudicar a estética da peça.

5 – Opte por fontes serifadas nos textos longos

As fontes serifadas são aquelas que possuem traços prolongados que fazem o texto parecer mais contínuo aos olhos do leitor, o que facilita a leitura de textos mais longos.

6 – Delimite espaços

Para a leitura não se tornar cansativa, insira espaços entre os parágrafos quando o seu e-mail marketing for muito longo. É também interessante delimitar espaços entre as linhas e as letras para que elas não fiquem tão próximas. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar no espaçamento e incitar o desinteresse do leitor.

7 – Abuse dos contrastes

Utilize contrastes de cores entre os textos e fundo do e-mail marketing para facilitar a leitura e torná-lo mais legível. Se o fundo for escuro, opte por uma cor clara para o texto. E se o fundo for claro, dê preferência para as cores escuras.

8 – Alinhe os textos

A percepção sobre o e-mail marketing é bem melhor quando os textos estão alinhados. Tente sempre seguir como padrão o alinhamento à esquerda. Se quiser justificar o texto, fique atento para evitar que as linhas fiquem esticadas demais.

9 – Evite textos em letra maiúscula

Além de não ser visualmente bonito, textos em letras maiúsculas podem soar agressivos. Na internet, é comum que as pessoas tenham a impressão de gritos ao lerem textos com letras maiúsculas. Pense no leitor do seu e-mail marketing e tente evitar que o visual contribua para uma mensagem diferente daquela que você quer transmitir.

10 – Não exagere nas pontuações

Em primeiro lugar, o excesso de pontuações, como pontos de exclamação ou interrogação duplicados ou triplicados, é gramaticalmente incorreto. E em segundo lugar, faz com que seu e-mail marketing seja mal classificado pelos servidores de e-mail.


O que achou das nossas dicas? Elas ajudaram você? Não deixe de compartilhar conosco a sua opinião!

Comentários

  • 20 de agosto de 2015

    10 dicas de tipografia para e-mail marketing: julguei muito interessante as dicas passadas, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

24 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 23 24 Flares ×