São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Seu e-mail marketing já está configurado para mobile?

Seu e-mail marketing já está configurado para mobile?
26
Dec
34 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 3 LinkedIn 31 34 Flares ×

Campanhas de e-mail marketing são as ações que possuem maior retorno sobre o investimento na internet. Isso se deve ao fato de que o custo para se montar uma estratégia é muito baixo, tornando os esforços que envolvem as conversões e aquisições de usuário mais baratas que as demais ações de marketing digital.

Para começar com e-mail marketing há diversas plataformas no mercado que permitem a gestão de sua lista de contatos, a montagem do layout, o disparo e o acompanhamento dos resultados. Apesar de grande parte oferecer templates responsivos, ou seja, que se adaptam a dispositivos móveis, algumas outras práticas para campanhas mobile também precisam de atenção.

Pesquisas de diversas empresas e institutos renomados, como a Accenture, por exemplo, relatam anualmente o crescimento considerável na aquisição de tablets e smartphones. A crescente demanda da mobilidade no acesso à informação e as facilidades de consumo proporcionadas pelo crédito, fazem com que esse crescimento seja exponencial. Por isso, suas ações devem ser pensadas para atingir o máximo de consumidores possíveis, ou seja, quem está na rua o tempo todo.

Para ajudá-lo a montar campanhas de e-mail marketing configuradas para mobile, listamos abaixo algumas dicas. Confira!

  • Cuidado com o tamanho do assunto e das imagens
  • Não deixe seus links próximos
  • Outros detalhes…

Cuidado com o tamanho do assunto e das imagens

O layout de um e-mail marketing é importante, mas ainda mais importante é o conteúdo dele. Boa parte da sua taxa de abertura de e-mail virá – após certificar-se das configurações anti-spam – de um bom assunto que chame a atenção do seu público.

No caso do mobile, além de atenção a pontuações e palavras negativas, se o assunto for muito extenso, ele não será visualizado por completo. Isso impactará diretamente no entendimento da necessidade do conteúdo pelo leitor, reduzindo o interesse em abrir a mensagem. Dessa forma, utilize no máximo quatro palavras para o campo de assunto do e-mail e seja objetivo, para que o leitor continue atraído por sua campanha.

O raciocínio é o mesmo para as imagens que você pretende acrescentar ao e-mail. Smartphones e tablets podem demorar para carregar algumas imagens, tornando a experiência de uso do e-mail desastrosa. Prefira imagens no formato JPG ou PNG que sejam leves. Além de otimizar sua mensagem, você também ajuda a economizar o serviço de dados do leitor!

Não deixe seus links próximos

Ao montar uma campanha de e-mail, muitos profissionais cometem o erro de esquecer como é difícil clicar em um link em meio a um texto, quando o acesso é feito por um celular. Assim, acabam colocando várias referências nos textos ou menus que dificultam o acesso ao link.

Ainda que muitos celulares possuam o recurso de zoom, você não deve contar com ele para o sucesso de suas campanhas. Então, lembre-se de manter um bom espaço entre os links, inclusive, para aumentar suas taxas de conversão.

Outros detalhes…

Além das questões já abordadas e do layout responsivo, algumas outras dicas são valiosas:

  • Lembre-se de alinhar o texto da mensagem à esquerda. Isso ajuda a adaptar textos longos aos celulares;
  • Duas ou três colunas com informações funcionam muito bem em desktops, mas para dispositivos móveis o ideal é apenas uma coluna;
  • Se possível, utilize fontes maiores;
  • Para o layout ficar bonito em qualquer device, use fontes diferentes para cada um;
  • Permita que o usuário consiga visualizar apenas um texto em vez da versão em HTML. Esta é uma prática amigável em qualquer aparelho.

Mesmo seguindo todas as nossas dicas é possível que você só encontre um bom modelo de e-mail marketing mobile após uma série de tentativas com sua base de usuários. Aprimore sua estratégia com base nos resultados de testes A/B até encontrar a melhor alternativa para alavancar suas taxas de conversão!

Para mais dicas sobre configurações e estratégias de e-mail marketing, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe conosco suas experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

34 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 3 LinkedIn 31 34 Flares ×