Saiba tudo sobre o Teste A/B

Saiba tudo sobre o Teste A/B
6
set
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Diversas empresas utilizam o e-mail marketing para divulgar melhor seus produtos para clientes ou consumidores. Mas, claro, não basta usar uma técnica solta de produção de e-mail marketing. Traçar uma estratégia e saber utilizar direitinho as ferramentas certas é fundamental para o sucesso de uma campanha.

Uma das formas de aprimorar ainda mais a mensagem a ser mandada para os clientes é o famoso teste A/B. Já ouviu falar?

Para quem não sabe, ele serve justamente para “testar” as melhores formas as quais a estrutura de um e-mail marketing específico pode ficar – basicamente, qual versão fará seu trabalho com a melhor eficácia.

Mas como ele funciona? Bom, o teste A/B é feito da seguinte forma: dois modelos de e-mails são disparados para diferentes grupos do mailing. A diferença entre eles pode ser o título, o design, a disposição das informações…

A partir daí, os dados são analisados e é escolhida a versão que mais deu resultados, ou seja, foi eficaz. Se o A tinha um título x, B tinha um título y e A estatisticamente se saiu melhor, então o título x é melhor que y e será utilizado no envio definitivo do e-mail.

Simples, não? Porém, muitíssimo cuidado na hora da análise dos dados, que pode definir os caminhos de uma estratégia e de campanhas. Também é importante medir e testar um elemento de cada vez, já que o resultado deixará claro o que exatamente provocou a melhora dos resultados.

Esse teste também pode servir de diagnóstico para problemas no e-mail marketing e até mesmo em sites. Será que seu título é bom? O processo de cadastramento do seu site, por exemplo, é simples e prático? Resumidamente: o que impede seus números de serem maiores?

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×