São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Responsive Design para E-mail Marketing

17
Jan
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

MobileCom o crescimento do tráfego de dados via plataformas mobile, a preocupação com a adaptação do design do e-mail aos diversos modelos de dispositivos se tornou indispensável.

Segundo pesquisa da Return Path, divulgada em 11 de dezembro de 2012, a participação mobile cresceu 300% desde 2010 e no mercado nacional a abertura de e-mails em dispositivos móveis chegou a 14%. Apesar de ser uma grande oportunidade para os canais de comunicação on-line, esse crescimento gera outra dificuldade, a criação de um conteúdo que se adeque aos inúmeros formatos de celulares , tablets e outros dispositivos usados para a abertura de e-mails existentes no mercado.

Já utilizado há algum tempo por desenvolvedores de sites, o Responsive Design (Design Responsivo) começa a ser aplicado também no e-mail marketing, com técnicas de estruturação que permitem que o conteúdo se adeque facilmente em todas as resoluções de tela, adaptando-se de acordo com o tamanho do display, melhorando a usabilidade do e-mail.

Por ter muitas limitações, o HTML para e-mail marketing deve ser construindo dentro de uma série de regras, para permitir uma visualização adequada e também diminuir o risco de classificação de spam. Dentro dessas limitações, separamos algums dicas para a construção de um design responsivo para e-mail marketing:

  • Trabalhe com imagens de no máximo 320px.
  • Usar fontes com tamanho determinado em “px” ou “em”.
  • Coloque o tamanho mínimo de largura para seu template.
  • Deixe os links visíveis e grandes, facilita o clique no dispositivos mobile.
  • Faça testes em vários dispositivos para evitar erros muito graves (use o recurso de Renderização da plataforma Akna)

Essas dicas são gerais e inicias, é importante ressaltar que o responsive design vai muito além disso e demanda uma grande energia. Nem sempre ele vai ser a melhor alternativa para o seu e-mail marketing, é preciso estudar o seu público para saber se vale a pena criar esse tipo de template.

Estude a fundo as estatísticas do seu site e compare com as das suas ações de e-mail marketing, elas dirão a você por onde os clientes estão acessando os dois. Caso o mobile seja significativo vale sim a pena investir em um design responsivo, no contrário fique apenas com as dicas gerais para e-mail que já falamos aqui e em outros posts.

Leia Também:

Curta a Akna no facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×