São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Qual é a melhor hora do dia para enviar o e-mail marketing?

Qual é a melhor hora do dia para enviar o e-mail marketing?
19
Feb
19 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 LinkedIn 17 19 Flares ×

Se o sucesso de uma campanha de e-mail marketing dependesse apenas do conteúdo dos e-mails, dos títulos e do que a empresa oferece, a estratégia seria algo que não demandaria muito planejamento. A questão é que somente isso não resulta em sucesso, sendo igualmente importante a percepção a respeito de um melhor dia e horário para o envio das mensagens de marketing.

O primeiro fato que você precisa saber é que, mesmo que uma grande parcela de seus leads abra seu e-mail no dia em que o recebem, nem todos irão fazê-lo. Conforme aumenta a presença das pessoas em redes sociais, a frequência com que elas acessam seus e-mails diminui e, por consequência, o período entre as verificações da caixa de entrada ficou maior e, com isso, os melhores horários de envio de e-mail marketing são uma incógnita para muitos.

Ao contrário do que pensam, o melhor horário para envio de e-mails não é pela manhã, em torno de 07 ou 08h. Em geral, se enviados nesse horário, podem acabar sendo deletados; afinal, no começo de cada dia, as pessoas tendem a limpar suas caixas de entrada, não prestando muita atenção em mensagens de e-mail marketing – até mesmo porque, precisam planejar um dia todo de atividades, então, outras questões acabam tendo prioridade.

Segundo alguns especialistas, uma ótima opção para envio de e-mail marketing  seria mais tarde, no período entre meio-dia e 13 horas, o que contradiz a velha tese de que o melhor momento seria no período da manhã – entre meia-noite e meio-dia. Uma das razões para que esse período seja um dos melhores, é porque essa é uma hora de almoço comum em muitos locais. Como o dia já está pela metade, muitas das preocupações foram solucionadas e a pessoa está em um momento de maior relaxamento e, desse modo, mais “aberta” a receber promoções e divulgações, em geral. O período noturno – entre 20 horas e meia-noite e entre meia-noite e 4 horas da manhã, também costuma ser uma boa opção, porque as pessoas ou estão em casa ou mais voltadas para sua vida na web.

Em ambos os casos, as taxas de abertura conseguem ser bem maiores e, por consequência, as conversões também.

Fatores que influenciam na escolha do horário de envio de e-mail

Evidentemente, seria muito simples se a definição de horário de envio de email marketing fosse uma ciência exata, não é verdade? Mas não, muito pelo contrário: a hora ideal de mandar e-mails para seu público-alvo dependerá de inúmeros fatores, sobretudo dos relacionados ao comportamento dos clientes, no horário de pico de envios e nas ocasiões definidas pela concorrência.
Então, não deixe de fazer testes e analisar relatórios que permitam a visualização da taxa de cliques, abertura, dentre outras interações dos clientes com o seu e-mail marketing!

Aproveite nossas dicas para conquistar os melhores resultados nas suas próximas campanhas de e-mail marketing. Continue acompanhando nosso blog e compartilhe conosco suas experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

19 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 LinkedIn 17 19 Flares ×