São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Quais são as diferenças entre os tipos de e-mail marketing?

Quais são as diferenças entre os tipos de e-mail marketing?
2
Sep
16 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 15 16 Flares ×

Ainda que já tenha alguma experiência com estratégias de e-mail marketing, você provavelmente já se perguntou que tipo de mensagem pode usar para se comunicar efetivamente com sua base de contatos. Bom, a resposta para esse questionamento você só encontra quando entende claramente quais são as diferenças entre as opções existentes.

Felizmente, depois de ler esse artigo, você estará apto a diferenciar os três principais tipos de e-mail marketing e entenderá como pode combiná-los em sua estratégia para um melhor relacionamento entre sua marca e seus clientes. Confira!

  • Newsletter
  • Promocional
  • Transacional

1. Newsletter

Esse é o tipo de e-mail marketing mais comum. A newsletter é usada prioritariamente para educar os consumidores sobre assuntos que sejam relacionados a uma marca e seu nicho. Em geral, as newsletters não exibem mensagens de vendas explicitamente; ao invés disso, elas promovem conteúdo relevante, interessante e leve, na tentativa de construir uma relação mais profunda com o consumidor.

A principal vantagem da newsletter é que ela é capaz de aumentar e consolidar a presença de uma marca na internet. Isso acontece porque ao estabelecer boa comunicação com os assinantes de determinada lista de e-mails e fornecer periodicamente conteúdo interessante, você aumenta as chances de que seu leitor reconheça o bom conteúdo da sua marca e associe a um sentimento positivo.

Não bastasse isso, newsletters são excelentes formas de trazer à tona conteúdo do seu site que não ganhou a atenção devida – você sempre pode linkar conteúdos antigos em suas newsletters. E ainda, em uma newsletter, você consegue combinar conteúdo informativo com anúncios de eventos, informações sobre descontos, pesquisas ou ofertas, por exemplo, ainda que esse não seja o enfoque principal.

2. Promocional

Diferente da newsletter, onde o enfoque é informar, no e-mail promocional (ou comercial) a mensagem tem por objetivo convencer o leitor a tomar determinada ação – seja efetuar uma compra, participar de uma promoção, resgatar um desconto, responder uma pesquisa, responder uma enquete no site da marca, etc.

Esse tipo de e-mail está focado em conversões. Portanto, geralmente ele tem uma estratégia, um público alvo, frequência de envio e objetivos bem definidos. É comum que o planejamento em torno de um e-mail promocional seja definido juntamente com a equipe de vendas, que também estabelecerá metas e prazos.

3. Transacional

No e-mail transacional, as mensagens são acionadas de acordo com a ação tomada pelo membro da base de contatos. Por exemplo, se um usuário pretende receber um e-book, ele preenche um formulário deixando as informações de contato e recebe um e-mail transacional com agradecimentos e todas as informações sobre o download do conteúdo.

Outro exemplo de e-mail transacional é aquele enviado por sites de e-commerce com a confirmação de compra e informações sobre o envio do produto. O mais interessante nos e-mails transacionais é que eles são o tipo mais fácil de ser automatizado e costumam ter grandes taxas de abertura.

As melhores estratégias são aquelas que combinam em diferentes momentos esses principais tipos de e-mail marketing, baseado em quais são os objetivos da empresa, como foi a primeira interação com o leitor e em que estágio do funil de vendas ele está.

Agora que você conhece os principais tipos de e-mail marketing, é provável que já esteja pensando em como colocá-los em prática. Já falamos aqui sobre o e-mail marketing em cada etapa do funil de vendas, o que pode ajudar você nessa hora.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre algum outro tipo de e-mail marketing que não está neste artigo? Conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

16 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 15 16 Flares ×