São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Programe suas ações de e-mail marketing de fim de ano!

Programe suas ações de e-mail marketing de fim de ano!
18
Dec
27 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 LinkedIn 25 27 Flares ×

O período de fim de ano é muito importante no relacionamento com os clientes. Mensagens de boas festas e demais comunicados precisam ser cuidadosamente planejados de modo que não pareçam artificiais, informais ou padronizados, como feito por muitas das empresas.

Além de planejar o conteúdo, é fundamental programar o envio das mensagens, otimizando assim o seu tempo de trabalho. Customizar a exibição da mensagem, bem como o conteúdo para cada grupo de segmentação, é muito importante para que seu cliente não se sinta apenas mais um. Para fazer isso de maneira rápida, simples e, principalmente, mensurável, é imprescindível a utilização de uma ferramenta de gestão de campanhas de e-mail marketing.

Confira algumas dicas para suas campanhas!

  • Crie campanhas diferentes para contextos diferentes
  • Reduza ao máximo a quantidade de mensagens
  • Teste antes de enviar
  • Escolha data e horário de forma viável
  • Programe o envio
  • Mensure os resultados

 

Crie campanhas diferentes para contextos diferentes

A segmentação vale muito! Antes de desenvolver o conteúdo e programar o envio das mensagens, diferencie os grupos conforme os dados de sua lista de e-mails. Se você trabalha com uma carteira de clientes diversificada, sendo possível identificar a orientação religiosa deles, crie campanhas distintas para cada contexto religioso nessa época do ano. Judeus e islâmicos, por exemplo, vão se sentir especiais se você conversar com eles de maneira diferente nesse momento, já que suas celebrações de final de ano também são distintas da grande maioria cristã do país.

Essa segmentação é muito importante para  sua empresa adquirir confiança dos seus clientes, se destacando no que diz respeito à credibilidade. Saber respeitar a multiplicidade de opiniões é uma tendência cada vez mais forte.

Reduza ao máximo a quantidade de mensagens

Nesse encerramento do ano, todo mundo está bastante atarefado. Seja encerrando os processos de 2014 ou planejando os projetos de 2015. Por isso, evite tomar muito tempo do seu cliente. Uma única mensagem desejando boas festas, vale tanto para o natal quanto para o novo ano.

Em relação aos demais comunicados, como o de horário de funcionamento, por exemplo, caso não seja possível otimizar, programe o envio em datas diferentes, mas com certo espaço entre elas.

Teste antes de enviar

As melhores ferramentas de envio de e-mail marketing possuem a opção de testar a mensagem antes de enviar aos contatos. Utilize esse recurso e dispare para uma conta de e-mail de teste, de modo que você consiga visualizar como a mensagem será exibida na tela do seu cliente. Dessa forma é possível realizar ajustes para fazer essa experiência marcante para o seu consumidor.

Escolha data e horário de forma viável

Não adianta querer que seu cliente leia o e-mail no dia 24 de dezembro. Nesse dia, as famílias estão reunidas preparando a ceia de natal. Por isso, procure disparar sua correspondência eletrônica até o dia 23/12, de preferência em horário comercial. Isso aumenta a chance do seu público visualizá-la e que a entrega cause o impacto desejado

Programe o envio

Programar o envio é essencial para poupar o seu tempo. Final de ano é sempre uma correria e para que seus clientes não deixem de ser impactados com esta estratégia, o recurso para agendamento de disparos tem muito a contribuir com sua performance.

Geralmente, este recurso vem após a inserção do conteúdo da mensagem. Há opções para não realizar o envio imediatamente e programá-lo para determinada data. Além disso, é possível visualizar todas as ações programadas. Dessa forma, suas preocupações com a certeza do envio são poupadas e o seu fluxo de trabalho continua sem preocupações.

Mensure os resultados

De nada adianta uma campanha de e-mail marketing sem a mensuração de quem visualizou, clicou ou, em outros casos, até mesmo comprou algo de sua empresa através deste canal (conversões). Além de utilizar a sua ferramenta de gestão de disparos, você pode contar também com o Google Analytics para complementar esse trabalho. Para isso, é preciso integrar sua ferramenta de e-mail com o serviço gratuito da gigante da web. Em caso de dúvidas, consulte o setor de suporte de sua plataforma de e-mail para mais orientações sobre como fazer a integração.

Gostou das dicas? Fique atento ao potencial que a comunicação eficiente no fim de ano pode trazer ao seu negócio. Falar o conteúdo adequado, no momento certo, faz toda diferença. O e-mail ainda é um dos canais de comunicação online mais utilizado e efetivo em todo o mundo. Por isso, planeje, estruture, programe e mensure sua estratégia sempre em busca dos melhores resultados. Em tempo, boas festas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

27 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 LinkedIn 25 27 Flares ×