Por quais motivos os e-mails caem no lixo eletrônico?

30
jan
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Lixo EletrônicoUm dos terrores dos profissionais que trabalham com e-mail marketing é o lixo eletrônico. Pesquisas apontam que, em média, 10-20% dos e-mails vão se perder no ciberespaço, principalmente devido ao excesso de zelo dos provedores.

Antes que você pense que está livre desse problema por não enviar spam saiba que alguns remetentes que enviam campanhas para listas completamente opt in também sofrem com isso. Infelizmente, não há nenhuma solução rápida para essa questão, a melhor saída é entender como esses filtros funcionam.

No geral, os filtros anti-spam possuem uma longa lista de critérios para julgar se seu e-mail é ou não é lixo eletrônico. Podem, por exemplo, buscar palavras e frases suspeitas e atribuir pontos a cada uma delas, além disso, alguns critérios possuem mais pontos do que outros. Se a sua campanha ultrapassar um certo limites de pontos, o seu e-mail é enviado para o lixo eletrônico.

Infelizmente, esses critérios e limites variam para cada servidor e são determinados no momento da instalação do filtro. Não há como saber, o jeito é evitar o maior número possível de pontos negativos e respeitar as boas práticas. Leia o post que fala dos erros comuns em uma ação de e-mail marketing e comece pelo básico.

Uma informação importante, essa lista está constantemente crescendo e se modificando, pois os anti-spam conseguem identificar as características de um e-mail cada vez que alguém clica em “Isso é lixo eletrônico” e usam essas informações além de compartilha-las com outros filtros. Entende agora porque é tão difícil evitar o lixo eletrônico?

Usuários de e-mail marketing da Akna Software tem a disposição um verificador anti-spam que analisa a mensagem levando em consideração os critérios dos principais anti-spam do mercado. Essa opção está disponível no painel de mensagens cadastradas e é imprescindível para o envio de sua campanha. Fique atento ao indicador e faça uma análise dos erros que sua mensagem pode conter, evitando assim um grande desperdício de tempo e dinheiro.

Um último conselho que podemos oferecer é: olhe para o lixo que recebe. As mensagens caíram lá por algum motivo, analise o design e o código utilizado e não cometa os mesmos erros. Excesso de zelo é sempre melhor que a falta dele.

Curta a Akna no facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×