São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Transforme pessoas da terceira idade em viajantes frequentes por meio do e-mail marketing

Transforme pessoas da terceira idade em viajantes frequentes por meio do e-mail marketing
15
Oct
10 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 9 10 Flares ×

Como posso transformar visitantes em viajantes? Certamente você já se perguntou isso ao avaliar o número de visitantes do site da sua agência de turismo. Você sabe que muitos visitantes estão chegando pela primeira vez, os visitantes únicos, e que outros mantêm uma frequência razoável de acesso à sua página. Todos eles, porém, ainda não são compradores. Como encaminhá-los até o funil de vendas, da forma mais eficiente possível? E, depois disso, como fidelizá-los como clientes? São questões que parecem difíceis à primeira vista, mas, calma, elas não são privilégio da área de turismo. Afinal, as vendas online crescem a cada dia no Brasil, e isso ocorre em todos os setores da economia.

O importante inicialmente, é você aceitar a realidade de que os negócios estão em busca de crescimento em um ambiente de restrições de custo, no qual o comportamento de compra e a estratégia de marketing de relacionamento são instáveis. Com o uso adequado das ferramentas digitais, pode ser a grande diferença entre sobreviver ou não nesse ambiente altamente competitivo. O Brasil já detém a 5ª maior audiência digital do mundo, segundo dados do estudo Brazil Digital Future in Focus 2014, realizado pela comScore, empresa que faz medições sobre o mundo digital. Em fevereiro de 2014, o país registrou 68,1 milhões de visitantes únicos, com crescimento de 11% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Viajantes da terceira idade

Existe um número crescente de brasileiros planejando viagens e realizando reservas pela internet a toda hora. Ainda que a compra de pacotes de viagem online não tenha alcançado o volume de vendas das lojas físicas, no caso das vendas de passagens aéreas e da comparação de preços de hotéis e pacotes turísticos, a internet continua na liderança. Se na Europa 25% das viagens completas são fechadas via web, por que o Brasil deve se contentar com apenas 5%?

Uma das ferramentas mais simples e, ao mesmo tempo, mais objetivas para seduzir o viajante potencial é o e-mail marketing. Imagine, por exemplo, quando ele encaminha a segmentos de público comprador as sugestões de real interesse de cada um deles. Que tal, por exemplo, pensar no pessoal da terceira idade, oferecendo pacotes turísticos aprazíveis, incluindo itens de conforto fundamentais para eles e em períodos de baixa temporada? Eles podem ocupar assentos e hotéis na ausência dos viajantes que trabalham e só dispõem de feriados e férias em períodos escolares para acompanhar os filhos. O público da terceira idade, por ter mais tempo para ler e planejar, é o que mais se deixa atingir por conteúdos bem elaborados. Está comprovado que faixas etárias a partir de 44 anos são mais propensas a consumir conteúdo do que os demais usuários da internet.

Imagine compor um email marketing newsletter só para eles. Promova sondagens online para descobrir os destinos mais desejados, no Brasil e no exterior. E a partir daí capriche no marketing de conteúdo: textos envolventes, fotos maravilhosas, infográficos e dicas específicas para seus interesses: museus de arte, cinemas, bibliotecas, academias com programação adequada, salões de chá, passeios charmosos e confortáveis, entre outras. Procure inserir links chamando para vídeos indescritíveis desses lugares. Agregue depoimentos de pessoas da mesma idade que já estiveram nesses locais e possam dar testemunhos positivos. Pessoas mais velhas valorizam informações aprofundadas e buscam fornecedores que passam credibilidade. Também aceitam de bom grado pagar um pouco mais para garantir uma viagem sem surpresas desagradáveis. O que mais se pode querer de um cliente assim?

Com um e-mail marketing eficiente, sua agência de viagens pode oferecer as melhores oportunidades para esse público. Compartilhe sua opinião e acrescente suas dicas a este post!

Comentários

  • 12 de março de 2016

    Achei muito informativo esse tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

10 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 9 10 Flares ×