O que mudar no design do e-mail marketing para que ele seja lido.

28
maio
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O design de um e-mail marketing não está relacionado apenas ao visual, mas na organização das idéias e na construção de uma mensagem que prenda a atenção do contato e gere interesse.

O julgamento sobre ler ou não um e-mail é muito rápido. Em segundos o leitor analisa o título, o conteúdo geral, o tempo de leitura e se valerá a pena. Depois disso decide se vai enviar para o lixo ou não.

Separamos algumas dicas simples que vão ajudar você a prender a atenção do leitor:

  • O cabeçalho da mensagem equivale ao Olá!

A primeira parte da sua mensagem é sempre a mais importante. Tenha certeza de que ela esteja relacionada ao seu negócio ou produto. Com o tempo essa imagem vai ser a identidade dos seus e-mails e ao vê-la o cliente já vai reconhecer e decidir se lê ou não a mensagem.

  • Fontes com visual legal nem sempre são fáceis de ler

O conteúdo é a parte mais importante de um e-mail marketing e por isso o contato precisa conseguir lê-lo.

Evite usar fontes que são muito rebuscadas ou pequenas demais. Lembre-se que grande parte da população tem problemas de vista e poderá ter dificuldades pra ler. Além disso, um percentual significativo do público abre os e-mails via celular, por isso pense bem no tamanho da fonte.

Combinar muitas fontes diferentes também pode ser ruim, o e-mail fica com aparência confusa e bagunçada. Por fim, não exagere no negrito e itálico, eles devem ser usados somente para destaque.

  • Mostre a importância de cada assunto.

Quando o contato abrir o seu e-mail ele deve saber exatamente o que ler primeiro. Além da posição você pode dar destaque com o tamanho da fonte e cor. O título de um artigo, por exemplo, deve se sobressair ao texto em si.

Subtítulos são importantes para facilitar a leitura. O leitor pode ver rapidamente tudo que há no e-mail sem precisar ler por completo, então utilize esse recurso.

  • Capriche nas imagens

Não há nada pior do que copiar uma imagem de um site de busca e usar no seu e-mail marketing. Além de ferir os direitos autorais do autor da foto mostra amadorismo.

Use imagens de boa qualidade. Se você não tiver uma equipe própria existem diversos bancos de imagens on-line e é muito fácil adquirir fotos e gráficos de boa qualidade.

  • Disponibilize informações básicas

Crie um rodapé com os contatos da sua empresa, caminho para redes sociais e claro, endereço do site. Além de deixar o e-mail marketing mais profissional facilita o contato do cliente com você.

Depois de incorporar todas essas dicas você vai chegar num modelo de template ideal para sua empresa. Sabemos que mudanças são positivas, mas tente manter um padrão e não mudar sempre o visual do seu e-mail marketing, ele será a identidade dos mesmos e os clientes precisam reconhecer quais mensagens vem de você rapidamente.

Curta a Akna no facebook

Comentários

  • Michel
    28 de maio de 2012

    Boas dicas! Parabéns pelo Blog!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×