São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

O e-mail marketing em cada etapa do funil de vendas

O e-mail marketing em cada etapa do funil de vendas
11
Mar
40 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 39 40 Flares ×

Uma boa estratégia de conteúdo pode conquistar mais clientes. E o uso do e-mail marketing, quando feito adequadamente, pode contribuir para a conversão de admiradores em compradores. É preciso, no entanto, entender como utilizar o e-mail marketing em cada etapa do funil de vendas.

Um funil de vendas em marketing requer páginas de destino agradáveis e tecnologia para disparar e monitorar o desempenho. E a estratégia de e-mail marketing deve ser pensada para cada fase: meio do funil, topo do funil e fundo do funil.

Topo de funil

As pessoas que estão no topo do funil (suspects) não estão necessariamente buscando produtos ou serviços. Elas desconhecem as soluções que sua empresa pode oferecer para elas e, geralmente, não enfrentam (ou não têm consciência) de desafios que possam ser solucionados por sua empresa. Isso significa que esta parcela do público ainda está distante de se tornar efetivamente cliente.

Assim, o conteúdo do e-mail marketing enviado à estas pessoas deve estimulá-las a descobrir suas necessidades. Deve ser um conteúdo mais educativo, de fácil assimilação e sem detalhes técnicos.

O e-mail marketing deve levar o leitor para textos, imagens e vídeos informativos, sem apelo comercial.

Meio do funil

O público que faz parte do funil (prospects) já passaram pelo processo de aprendizado e já descobriram suas necessidades, portanto, estão buscando soluções para problemas pessoais ou profissionais que seus produtos e/ou serviços podem solucionar.

O conteúdo do e-mail marketing direcionado a este público deve estimulá-lo a decisão de compra – ainda informativo, porém mostrando soluções, sem falar demasiadamente da empresa.

Agora já é possível enviar para landing pages em que o internauta precise preencher um rápido formulário para fazer download do material. Isso ajudará na qualificação de leads, para que você possa direcionar melhor o relacionamento.

E o e-mail marketing para este público deve apresentar cases de sucesso, infográficos com situações fictícias em que seu produto ou serviço aparece como solucionador de problemas. Este público já busca um conteúdo mais denso, ou seja, já está maduro para consumir e-books, whitepapers, posts do blog com mais profundidade e até participar de webinars ou hangouts.

Fundo do funil

No fundo do funil de vendas, estão as pessoas que já confiam em sua empresa e já estão prontos para comprar ou contratar seus serviços. Agora, eles só precisam de informações que os impulsionem a tomar a decisão.

Por isso, a newsletter pode ser totalmente publicitária, conduzindo o internauta para páginas de contato direto com a equipe de vendas, informando telefones e outros meios de contato para vendas.

Nestes e-mails marketing é possível oferecer os produtos ou serviços com promoções especiais, estimulando abertamente a compra.

Entre os formatos de conteúdo aconselháveis para esta etapa do funil estão cases, depoimentos de clientes em vídeo, webinars de vendas, vídeos rápidos ou infográficos demonstrando a aplicação dos produtos e serviços.

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de vendas. Contudo, é preciso entender em que etapa do funil está cada grupo de potenciais clientes, para que as ações sejam assertivas e remenam à venda.

Sua empresa já utiliza o e-mail marketing? Você está segmentando e considerando em qual etapa do funil de vendas estão os seus contatos? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

40 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 39 40 Flares ×