São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Mercado imobiliário: inovações com estratégias digitais e e-mail marketing

Mercado imobiliário: inovações com estratégias digitais e e-mail marketing
8
Apr
16 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 15 16 Flares ×

Como era de se esperar, as inovações focadas em estratégias digitais também chegaram a um mercado que, quase sempre, se mantém aquecido. O mercado imobiliário é mais um campo que se rendeu aos meios digitais para criar canais de comunicação entre imobiliárias e clientes.

O objetivo final da utilização de ferramentas voltadas para o público online é o fechamento de vendas a longo prazo, mas, para isso, é preciso entender o caminho a ser percorrido, para evitar desgastes desnecessários e trabalho sem retorno. O e-mail marketing é um dos principais elementos que colabora com a criação de caminhos que fazem o cliente encontrar o que procura.

Veja neste artigo algumas maneiras de trabalhar o e-mail marketing de forma eficaz e outras estratégias digitais focadas no segmento.

Direcionamento

O primeiro passo para que o e-mail marketing traga resultados é direcionar o envio. De nada adianta enviar e-mails institucionais ou comerciais à uma pessoa que não tenha interesse em adquirir um imóvel e/ou que não tenha a mínima possibilidade de se tornar um cliente a longo prazo. A captura de e-mails é tão importante quanto o conteúdo que nele estará disposto.

Para conseguir e-mails de clientes em potencial é preciso se utilizar de meios online e offline. Quem procura uma imobiliária ou um corretor com vistas a comprar um imóvel, mesmo que não inicie nenhuma negociação, é um potencial cliente. O cadastro é uma forma concreta de conseguir o e-mail para manter um relacionamento digital, a fim de realizar uma venda. Já, para iniciar uma captura online com uma taxa razoável de conversão, é preciso trabalhar muito em cima do marketing de conteúdo. Um blog ou site institucional, conteúdos de qualidade e otimizados, vídeos comerciais e institucionais que agregam valor e com direcionamento são algumas das formas de conseguir encontrar o futuro cliente.

Oferta e conteúdo de valor

É preciso acreditar que a sua oferta possui um valor muito alto para o cliente, pois ela realmente tem esse valor. O problema está em como demonstrar isso por meio do e-mail marketing. É preciso que se possua argumentos interessantes para que alguém aceite fornecer o e-mail para receber conteúdos, e um bom motivo para que não decida parar de receber os e-mails. Esse ponto é fundamental, pois caso os e-mails sejam voltados apenas para ofertas, principalmente de imóveis localizados fora da área de interesse, dificilmente será mantido um relacionamento comercial a longo prazo.

Conteúdo de qualidade é fundamental, pois quem tem interesse em imóvel, gosta de ouvir de especialistas, no caso você que faz parte da equipe de marketing da imobiliária, conselhos de como morar em lugares bons, melhores imóveis à venda na região, como melhorar aspectos que favoreçam a moradia ou uma construção comercial, o que está melhorando, em termos de infraestrutura, na região, e assim segue.

Simplicidade, objetividade e profundidade

Pessoas que se interessam por imóveis são bem específicas. Por isso, é preciso aliar a profundidade que o assunto envolve, num design bem elaborado e limpo. Imagens e textos devem compor uma harmonia para que o conteúdo seja gostoso de ler e que não se torne um fardo receber aqueles e-mails rotineiramente. As principais informações devem estar contidas no primeiro parágrafo do texto para que, de cara, o cliente saiba do que se trata.

A importância do título

Apesar de que o título deva ser simples e direto, nada impede que se use a criatividade para que a taxa de conversão aumente. Quando se fala em conversão ainda não se trata de vendas, mas da abertura e leitura das mensagens contidas nos e-mails. O título deve expor exatamente aquilo que o cliente procura. Como saber isso? Faça perguntas do tipo: o que eu faria se estivesse no lugar do meu cliente conferindo meu e-mail e me deparasse com esse título? Isso é para mim, pessoa que gosta desse mundo do mercado imobiliário, um atrativo, algo que chama a atenção? A melhor forma de entender o cliente é se colocando no lugar dele.

Fechamento, links e chamada para ação

O fechamento deve permitir um gostinho de quero mais. Gerar empolgação é uma das formas de manter o cliente conectado. Anuncie a continuidade do trabalho e o lançamento de novidades, além de incentivar o clique em links que levem a redes sociais, sites, blogs, conteúdos direcionados e vídeos comerciais e institucionais, os quais colaborem com a criação de vínculo em torno de um empreendimento ou de um imóvel pronto. Nesses locais, o cliente deverá encontrar informações que demonstrem as principais vantagens de morar ou investir naquela região. Deve encontrar respostas sobre a história do local, os investimentos públicos e privados que estão sendo realizados, testemunhos de quem já vive lá e outros pormenores que são intrínsecos a cada empreendimento.

Em qualquer ocasião, seja no e-mail, vídeo, site, blog ou qualquer outro meio digital, é preciso chamar o cliente para tomar uma atitude em direção àquilo que busca. Faça isso de forma simples como se estivesse convidando a um coquetel. A forma mais simples de se fazer uma chamada para ação é dizer: “para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento”. Basta citar os dados de contato e continuar com mais estratégias digitais.

Para saber mais sobre como trabalhar com estratégias digitais voltadas para o e-mail marketing, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

16 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 15 16 Flares ×