São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Impulsione seu e-commerce com ações assertivas de e-mail marketing

Impulsione seu e-commerce com ações assertivas de e-mail marketing
8
Jan
31 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 3 LinkedIn 28 31 Flares ×

Por mais que os pessimistas possam se mostrar contra o e-mail marketing e dizer que o e-mail está em decadência, essa ferramenta se mostra muito ativa e com força para atrair novos consumidores ao seu negócio. O e-mail marketing deve possuir relevância dentro de um plano estratégico de comunicação online, pois é uma ótima maneira de trazer novos clientes e ao mesmo tempo manter seu público informado sobre suas novidades.

Existem alguns pontos que podem otimizar a utilização dessa ferramenta e devem ser levados em conta na hora de utilizar o e-mail marketing no seu e-commerce.

Confira abaixo os tópicos que destacamos:

  • Escolher o melhor horário para envio
  • Acompanhamento e métricas
  • Personalização e segmentação
  • Manter frequência de envio
  • Divulgar promoções e atualizações

 

Escolher o melhor horário para envio

Ao enviar um e-mail a alguém é possível que esta pessoa nem o perceba, devido à grande quantidade de mensagens em sua caixa de entrada. Dependendo do seu público, é interessante escolher horários específicos para envio do material, atingindo-o justamente em um momento onde ele já excluiu os e-mails desnecessários e está lendo os que interessam.

A maneira para descobrir o melhor horário é fazendo testes em diferentes horários e dias da semana. Com o tempo, será possível visualizar quando há mais aceitação do seu e-mail marketing pelo cliente e com isso investir nesse momento.

Acompanhamento e métricas

Relacionado ao tópico acima, acompanhar quando os e-mails são abertos e quantos dos enviados são lidos, é extremamente importante. Existem empresas e sites que podem colaborar com esses dados, a Akna, por exemplo, apresenta gráficos e maneiras mais simplificadas de visualizar as informações.

Com sua equipe de marketing digital será possível gerar as métricas e aplicar melhor os esforços nos próximos envios, diminuindo a margem de erro e, claro, ampliando mais a possibilidade de sucesso.

Personalização e segmentação

Mandar um e-mail marketing a um público que mistura homens e mulheres de todas as idades não é a melhor opção que a sua empresa pode escolher. Para gerar mais conversões e sucesso, personalizar e segmentar é preciso. No caso, a personalização pode ser feita em relação a uma data especial no calendário (como aniversário ou dia das mães), além de incluir o nome da pessoa ou produtos que ela costuma comprar, por exemplo.

No caso da segmentação, pense que uma pessoa de 20 anos é bem diferente de uma de 40 anos. Por isso, separar os contatos por sexo, idade, localização etc., é uma boa estratégia para não desperdiçar seus disparos de e-mail marketing.

Manter frequência de envio

Uma vez que você já conhece os hábitos dos seus clientes através dos testes realizados, basta manter uma frequência de envio, tomando cuidado para não passar do limite. Ninguém gosta de ter a caixa de entrada sendo bombardeada todos os dias (às vezes, mais de uma vez por dia) com propagandas, por isso o bom senso é essencial nesse caso.

Manter uma frequência de envio traz confiança ao cliente, que sabe que a loja que ele tem interesse em fazer compras está sempre no ar e sendo atualizada, fora que por mais que a pessoa não faça a compra naquele momento, ela pode vir a fazer no futuro já que tem o contato direto com a loja ao alcance das mãos.

Divulgar promoções e atualizações

Esta é uma dica quase básica, mas que faz diferença e precisa de atenção. A divulgação de promoções é uma estratégia já utilizada há algum tempo pelas empresas que possuem um comércio online. O fato de ter produtos com desconto sempre chama a atenção dos consumidores e é uma ótima oportunidade de conversão.

Porém, é preciso ficar atento a todas as informações que constarão no e-mail marketing. Existem casos de empresas que tiveram problemas por não trazerem todas as explicações necessárias referentes à promoção. Além disso, vale ficar de olho nas atualizações do site em concordância com o que é anunciado nos e-mails, uma promoção anunciada precisa estar no site, senão trará dor de cabeça depois.

Além dos tópicos citados acima, uma dica extra seria se inscrever nos sites dos seus concorrentes e ficar por dentro do que as outras empresas do mesmo setor que o seu e-commerce estão fazendo. Essa é uma maneira de conhecer melhor o mercado e ainda entender qual caminho a concorrência está tomando.

Com essas dicas, atenção e um plano bem traçado, sua empresa poderá ser muito mais assertiva quando o assunto for e-mail marketing, e com isso aumentar o número de conversões do seu e-commerce.

Sua empresa já aplica o e-mail marketing como estratégia de divulgação de e-commerce? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

31 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 3 LinkedIn 28 31 Flares ×