Guia da caixa de entrada para e-mails do Yahoo!

24
maio
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O Yahoo! Mail é um dos primeiros provedores de email gratuito a chegar ao mercado e é um dos três maiores no mundo, com mais de 280 milhões de usuários. Se forem incluídos alguns dos provedores menores que utilizam a infraestrutura do Yahoo!, como a AT&T e BellSouth, são mais de 320 milhões de usuários. Apesar de serem um dos mais antigos e maiores provedores do mercado, eles continuam a atrair e atender uma audiência relativamente jovem quando comparados a outros provedores de email gratuito.

Vamos desmembrar algumas das principais características deste ISP e abordar questões que profissionais de marketing deveriam conhecer:

Filtro de Spam: O Yahoo! constrói a maioria dos seus algoritmos de spam in-house. Eles dão ênfase na filtragem de conteúdo e URL e reclamações de spams de seus usuários. Eles são um dos poucos que filtram emails através do critério de domínio versus endereço de IP.

Feedback Loops: O Yahoo! fornece um ótimo serviço para os enviadores, o Feedback Loop (FBL) por domínio individual. Quando um usuário reporta um email como spam, profissionais de marketing que assinaram para receber informações do FBL receberão um alerta com os endereços desses usuários insatisfeitos. Para manter uma reputação positiva no Yahoo!, recomendamos que esses usuários sejam imediatamente retirados de listas para envio de emails futuros. A DomainKeys, ou autenticação DKIM, é um pré-requisito para que a assinatura dos serviços de FBL seja possível.

Entregas Priorizadas: O Yahoo! oferece o privilégio de entrega priorizada para disparadores de emails que mantém uma boa reputação de envio. Existem dois tipos de listas priorizadas. A primeira é uma whitelist interna do Yahoo! na qual os disparadores podem efetuar o cadastro gratuitamente. Esta whitelist ainda está sujeita a passar por alguns filtros, incluindo os de conteúdo e URL e por esse motivo recomenda-se o cadastro apenas após um mês de um bom histórico de envio. Além disso, o Yahoo! utiliza a whitelist certificada da Return Path, que os auxilia no combate de spams e garante que emails legítimos sejam entregues.

Reputação de Envio: Sua reputação é crítica para determinar a entrega na caixa de entrada ou no lixo eletrônico. Vários fatores influenciam a sua reputação, tais como: índices de envio para usuários desconhecidos, reclamações de usuários e spam traps. A reputação de um enviador é avaliada através da combinação entre endereços de IP + domínio + endereço do remetente, portanto é importante que seja mantida consistência entre esses três componentes, uma vez que a variação de qualquer um deles pode diminuir sua reputação e depreciar sua habilidade de chegar em caixas de entrada.

Engajamento: O engajamento é uma métrica importante para avaliar o interesse dos assinantes por emails recebidos. Os ISPs estão começando a investir em pesquisas, filtros de spam in-house e softwares de terceiros para ajudar a medir esse engajamento. O objetivo é melhor determinar a colocação da mensagem em pastas apropriadas. Fatores que são considerados incluem: quais mensagens são abertas, quais mensagens são movidas entre pastas e o quão rápido o email é apagadoEnvie emails relevantes, que seus assinantes queiram de fato receber, avaliando-os através do rastreamento de abertura, cliques e conversões. Se você tem um grande número de assinantes que nunca abriu seus emails, está na hora de dar uma segunda olhada naqueles endereços e determinar se você quer “ganhá-los” de volta ou simplesmente deixá-los ir embora. Assinantes inativos acabarão por ferir sua habilidade de entregar em todos os ISPs.

Infraestrutura de Envio: É recomendada a autenticação do email com SPF e DKIM. O Yahoo! anunciou recentemente que utiliza ambos. Os servidores devem ser configurados para permitir conexões simultâneas a partir de um padrão de 20 emails por conexão. Limitações irão influenciar a sua reputação, portanto use essa informação como um guia para determinar qual deve ser sua configuração adequada.

Parceiros: O Yahoo! possui diversos parceiros, incluindo a AT&T (que inclui a BellSouth, SBC e Ameritech), Verizon, Rogers, BT, TNZ e Nokia, que utilizam a infraestrutura do Yahoo! para seus usuários de email. A AT&T e Verizon filtram os emails no gateway antes mesmo de serem processados pelos filtros do Yahoo!. O envio para parceiros demonstra taxas de entregabilidade similares ás apresentadas por usuários diretos do Yahoo!

Devido aos constantes avanços na política de combate ao spam, é importante sempre acompanhar novas informações e medidas adotadas por provedores. Fiquem ligados!

——————————————————————————————————

Esse post considera as características do Yahoo! porém, você pode absorver essas informações para os outros provedores também. As regras são parecidas e ajudarão você de alguma maneira.

Esse conteúdo foi publicado originalmente por Melinda Plemel – Gerente de Relacionamento do Grupo de Inteligência de Email da Return Path, no blog INBOX INSIDERhttp://br.returnpath.net/index.php/blog/article/guia_da_caixa_de_entrada_para_emails_do_yahoo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×