São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Fidelize clientes com conteúdo em seu e-mail marketing

Fidelize clientes com conteúdo em seu e-mail marketing
27
Nov
47 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 LinkedIn 45 47 Flares ×

É comum que as empresas canalizem as suas forças na captação de novos clientes. Entretanto, o que muitas dessas empresas não sabem é que conquistar novos consumidores custa até cinco vezes mais do que fidelizar os antigos.

Para reter um cliente e fidelizá-lo, é necessário oferecer produtos de qualidade, um serviço de atendimento ao consumidor eficiente, disponibilizar um bom suporte técnico, além de caprichar no pós-venda. Mas só essas medidas não são suficientes, é necessário investir em diversificadas estratégias de marketing para atrair, converter e fidelizar e, para isso, cada canal de comunicação exigirá uma técnica distinta.

Dentre tantas possibilidades disponíveis nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes, inclusive no que diz respeito ao e-mail marketing.

Quer saber como o marketing de conteúdo pode ajudar  na fidelização dos consumidores em suas campanhas de e-mail marketing? Então confira o nosso guia!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é um desdobramento relativamente novo do marketing e consiste em criar e disponibilizar informações (conteúdo) relevantes para os clientes e potenciais consumidores. Com a multiplicidade de canais, desenvolvimento da tecnologia e explosão das redes sociais, o marketing convencional se tornou insuficiente para atender as demandas do novo perfil consumidor e, justamente por isso, o marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais força.

Esse tipo de marketing vai além da mera publicidade, ultrapassa a esfera estética e comercial, supera os típicos apelos emocionais e agrega valor à marca, por ter um caráter informativo, capaz de auxiliar os clientes no entendimento sobre assuntos relevantes a eles, a diagnosticar problemas antes desconhecidos por falta de entendimento e, consequentemente, na tomada de decisões. Em outras palavras, o marketing de conteúdo é a arte de conquistar o cliente e gerar vendas, sem focar nos produtos e serviços diretamente, mas no conhecimento.

Por que usar o marketing de conteúdo em suas campanhas de e-mail marketing?

Em tempos de clientes cada vez mais bem informados e criteriosos, o marketing de conteúdo contribui tanto para a realização de compras conscientes, como também para o fortalecimento dos laços de confiança entre a empresa e o consumidor. De acordo com recente pesquisa americana, 48% dos clientes entrevistados afirmaram que a sua lealdade às marcas é condicionada pelas experiências criadas e direcionadas a eles, incluindo os vídeos, jogos online, postagens nas redes sociais, artigos em blogs, ofertas personalizadas, e-mail marketing e afins. Em todos esses casos, é indispensável que as empresas ofereçam conteúdo relevante, que gere engajamento, vendas e fidelização.

Como fidelizar através do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta e tanto na fidelização de consumidores. Isso já está comprovado! Na verdade, esse tipo de marketing atua atraindo potenciais consumidores – devido à necessidade de adquirir conhecimento em determinado assunto relacionado à sua marca – que são convertidos em clientes de uma forma menos agressiva que os anúncios publicitários.

Em vez de vender os seus produtos ou serviços, você compartilha o conhecimento adquirido com seus consumidores. Desta forma, sua empresa se torna uma autoridade no assunto e conquista o cliente pela ajuda prestada com a informação. Ao precisar resolver um problema, sua marca será lembrada já que demonstrou ter expertise.

O marketing de conteúdo tem atingido bons resultados porque ele é baseado em princípios de conveniência e relevância. Não deixa de ser uma forma de publicidade, mas ao contrário de tantas outras táticas de marketing, o conteúdo é mais sutil e melhor aceito. Mais do que isso, ele é aguardado pelos clientes – e por isso é mais fácil fidelizá-lo.

Como usar o marketing de conteúdo nas campanhas de e-mail marketing?

Para que a campanha de e-mail marketing seja bem sucedida, é indispensável seguir algumas dicas. Confira:

  • Disponibilize novidades sobre o setor de atuação, novas tecnologias e tendências para os clientes;
  • Não replique informações de outras empresas: o conteúdo autoral é parte da estratégia de criação de autoridade;
  • Esteja presente semanalmente na caixa de entrada do cliente, mas sempre com relevância e qualidade;
  • Não disponibilize qualquer conteúdo: foque no conhecimento que os funcionários de sua empresa possuem para gerar autoridade e converter sua lista de e-mails em clientes fiéis;
  • Planeje e revise o e-mail marketing antes de enviá-lo;
  • Invista em um layout limpo e bonito, mas que não roube a atenção do conteúdo;
  • Seja conveniente, relevante e respeitoso;
  • Dê preferência aos assuntos que dialoguem com a sua área de atuação.

E aí, você já utiliza estratégias de marketing de conteúdo nas suas campanhas de e-mail marketing? Compartilhe conosco suas experiências e resultado0s!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

47 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 LinkedIn 45 47 Flares ×