São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Evite ter seus e-mails na caixa de spam

Evite ter seus e-mails na caixa de spam
4
Sep
54 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 4 LinkedIn 50 54 Flares ×

A prática de Spam é um sério problema que ameaça a confiabilidade da marca e compromete diretamente os resultados das campanhas de e-mail marketing. Normalmente, os Spams são vistos como maliciosos e inconvenientes, mas o fato é que nem sempre essa ação é proposital. Se você deseja divulgar a sua campanha de e-mail marketing, sem cair no Spam, confira algumas boas práticas para fugir desse problema e ter as mensagens de sua empresa direto na caixa de entrada do seu cliente!

Não use somente imagens

Ao elaborar sua campanha de e-mail marketing, não use apenas uma grande imagem na mensagem a ser enviada para os clientes. Essa prática pode ser considerada como Spam pelos provedores de e-mail. Para driblar esse tipo de situação, o ideal é mesclar textos e imagens, pois deixa a mensagem mais leve e dinâmica, reduzindo as chances da sua campanha cair em spam.

Cuidado com as palavras utilizadas nos assuntos e também no conteúdo

Não é regra, mas alguns termos são passíveis de punição quando utilizados no assunto ou corpo das mensagens de e-mail marketing. Tome muito cuidado com palavras e frases como “compre agora”, “aproveite”, “imperdível”, “ganhe”, “perca peso”, ganhe dinheiro” e “trabalhe em casa”, por exemplo. Os sinais gráficos de forma sequencial (!!!, ???, ?!) também não são vistos com bons olhos. Para conferir a lista completa de palavras a serem evitadas, confira o nosso manual.

Crie sua própria lista de e-mails e utilize a segmentação para campanhas mais atraentes

O ideal é que toda empresa possua sua própria lista de clientes, construída com a permissão deles. Também é importante se basear no histórico do consumidor e em suas preferências para otimização das campanhas e aumento dos resultados com a estratégia. Sistemas de CRM podem ajudar (e muito) no processo de captação de informações sobre as preferências dos clientes.

É importante lembrar que as listas compradas geram outros problemas além do Spam, como por exemplo, e-mails que retornam para a caixa de entrada do remetente, por conta da lista estar desatualizada, possuir informações erradas e e-mails que nem estão mais ativos. Evite desagradar o seu consumidor: envie e-mails com autorização deles e crie campanhas segmentadas, evitando que ele direcione a sua mensagem para a lixeira ou denuncie o seu interesse como spammer.

Utilize uma plataforma de envio confiável

Utilizar uma boa plataforma de envio para executar e gerenciar as campanhas de e-mail marketing é uma estratégia indispensável para fugir da prática (ainda que involuntária) de Spam. Como os provedores monitoram rigorosamente os endereços de IP dos computadores que enviam muitas mensagens, uma boa plataforma (com servidores em diferentes pontos) pode disparar inúmeros e-mails de uma única vez, sem que eles sejam considerados Spams. Além disso, tais plataformas viabilizam o monitoramento completo da campanha.

Não envie e-mails com anexo

Essa é uma regra básica: se não quiser ser penalizado, não envie arquivos anexados à sua mensagem de e-mail marketing, especialmente os arquivos executáveis (.exe). Quando a mensagem contiver imagens, é preferível colocá-las no seu provedor de hospedagem ou até mesmo hospedá-la em sua plataforma de envio de e-mails, caso ela ofereça este recurso. Feito isso, crie apenas uma referência para essa mensagem no corpo do seu e-mail marketing.

Envie e-mails apenas Opt-in

Sabe aquela caixinha que o destinatário marca para dizer se gostaria de continuar recebendo as promoções e novidades? Ela é o que chamamos de Opt-in. Pedir autorização para enviar mensagens aos clientes é uma das maneiras mais eficientes de evitar o Spam e tornar a sua campanha de e-mail marketing conveniente e respeitada.

Gostou das nossas dicas sobre como evitar que os e-mails de sua empresa sejam direcionados para a caixa de Spam? Verifique o andamento de suas campanhas e coloque-as em prática o quanto antes. Caso precise de um aliado no combate aos Spams, conte conosco!

Comentários

  • 5 de setembro de 2014

    Olá, Leio sempre os posts de vocês e esta, por incrível que apareça, foi para minha caixa de Spam, rs.
    O que será que foi feito de errado?
    Foi o primeiro post de vocês que aconteceu isso.
    Abrç, obrigada pelas dicas.

    • Akna
      10 de setembro de 2014

      Olá Vanessa
      Obrigado por acompanhar nossas publicações.
      Iremos verificar o que pode ter acontecido, e caso haja qualquer problema, formalizaremos com você.
      Atenciosamente,
      Akna

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

54 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 4 LinkedIn 50 54 Flares ×