Está na hora de pedir feed back dos seus clientes.

13
fev
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vamos começar com um questionamento: quando você está fazendo algo de errado prefere ser avisado para evitar conseqüências negativas ou esperar para sofrer com penalidades e perdas? Responder essa pergunta nos faz refletir sobre como estamos tratando o feed back dos nossos clientes.

A comunicação via e-mail tem muitos benefícios, entre elas o fato de ser interatividade pura. Se você fala com seu cliente por e-mail marketing, mas não está usando o mesmo canal para obter informações está perdendo uma ótima chance.

Lembre-se de que seu negócio não é perfeito. Em algum momento você não atendeu o cliente 100% e, por menor que tenha sido, uma falha é sempre negativa. Que tal criar um botão de resposta na sua newsletter ou comunicação on-line para ser o canal dessas reclamações? É simples, barato e efetivo.

Além disso, a interatividade gera outro aspecto positivo: a simpatia. Quando você oferece canais de comunicação e se mostra aberto a ouvir o que o cliente tem a falar, gera um sentimento de confiança e reforça positivamente o relacionamento.

Acho que você não precisa de mais argumentos para saber que vale a pena receber feed back de clientes via e-mail marketing. Agora deve estar pensando como fazer. São 3 passos simples:

1 – Pergunte

As pessoas precisam ser encorajadas a interagir e dar sua opinião. Inclua sempre nas suas newsletters e comunicações on-line um botão de retorno ou até mesmo uma pesquisa. Pergunte o que o cliente achou da peça ou vá além e questione assuntos relacionados.

2 – Recompense

Agradeça o feed back dos seus clientes e de retorno sobre assuntos específicos. Além de ser educado mostra que você realmente se preocupa e incentiva próximas interações.
Você pode também premiar aqueles que respondem questionários e pesquisas com algum desconto ou brinde.

3 – Use as informações a seu favor

Aproveite todas as informações que você recebe a favor do seu negócio, seja para corrigir ou melhorar. Reúna todo o feed back que receber e discuta com sua equipe o que pode ser utilizado dentro da empresa.

Não esqueça, você tem uma importante ferramenta de comunicação, o e-mail marketing. Use-o não só para falar, mas para interagir com seu cliente e absorver a opnião de quem mais importa.

Curta a Akna no facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×