São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

E-mail marketing no varejo: entenda como personalizar!

E-mail marketing no varejo: entenda como personalizar!
6
Nov
9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 8 9 Flares ×

Nos últimos tempos, o comércio varejista sofreu mudanças significativas, o que obrigou os lojistas a realizarem trabalhos no sentido de conhecer melhor o seu cliente, popularizando, assim, o conceito de Marketing de Relacionamento. O comportamento do consumidor tornou-se importante objeto de estudo por parte das empresas que almejam crescer ou mesmo manter-se no mercado.

As organizações, hoje em dia, são obrigadas a adotar novas técnicas não apenas para atrair seus clientes, mas também para atender seus anseios e torná-los constantes consumidores de seus produtos e serviços. Há várias maneiras de tornar o atendimento personalizado, gerando maior conforto para o cliente e, consequentemente, uma fidelização que irá proporcionar melhores resultados comerciais.

Compreender esse novo perfil do consumidor, identificar quais são suas preferências, desvendar suas particularidades e saber o nível de interesse em que ele se encontra é um desafio para gestores do varejo e deve ser colocado como prioridade.

Uma técnica que pode contribuir com o aumento das vendas e com a aproximação dos seus potenciais clientes é a nutrição de leads, que é baseada no envio de e-mails sequenciais que podem conter informações relativas aos produtos ou serviços, promoções, notícias e novidades do mercado e, principalmente, conteúdos gerados pela própria empresa de forma a educar, aproximar e preparar o lead para uma futura compra ou abordagem da equipe comercial!

Conheça seu cliente e a etapa do processo de aquisição em que ele se encontra

O perfil do consumidor mudou ao longo dos anos. A geração passada, ao tomar decisões de adquirir seus produtos e serviços, era influenciada em sua maioria pelo fator preço. A demanda atual é marcada pela busca de qualidade, durabilidade, praticidade, design, entre outros fatores, além do preço acessível, obviamente.

O momento econômico favorável trouxe consigo um aumento no poder aquisitivo, o que obrigou as empresas a conhecer as preferências individuais e trabalhar de modo que os produtos e serviços se tornem cada vez mais personalizados. Saímos de um conceito de marketing de massa para uma nova maneira de conquistar os clientes, o marketing de relacionamento.

Não se dê por satisfeito em obter uma mala direta baseada apenas em dados pessoais, data de aniversário, entre outras informações. Conhecer seu consumidor, bem como avaliá-lo em todas as etapas e saber quais são seus hábitos de consumo, pode tornar-se uma excelente ferramenta que contribuirá com a busca da excelência, podendo, dessa maneira, superar suas expectativas. Não se deve desprezar nenhum detalhe, sob o risco de traçar um perfil incorreto do seu consumidor. Observe seus gostos e preferências, suas atitudes etc. Tudo isso lhe será útil para traçar o seu perfil.

Fazer uso apropriado de novas tecnologias

É importante disponibilizar à sua equipe de vendas novos recursos que permitam a otimização e o direcionamento do atendimento, objetivando o processo desde o momento da abordagem até o pós-venda. Soluções tecnológicas podem ser adquiridas e desenvolvidas sem que haja perda da individualidade no atendimento, que faz com que os clientes se sintam como números de uma meta a ser batida.

Apesar de todo aparato tecnológico, é importante que seus clientes encontrem sinceridade no atendimento, e ao adquirirem um bem ou um serviço percebam o valor agregado a ele.

Você tem feito ações de marketing de relacionamento? Tem se adaptado e utilizado novas tecnologias? Como elas tem se saído? Comente conosco abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 8 9 Flares ×