São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

09 dicas de personalização de e-mail marketing

09 dicas de personalização de e-mail marketing
14
May
78 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 77 78 Flares ×

O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas para aprofundar a relação com o cliente e aumentar o tráfego do site da sua marca, afinal, a informação é entregue especialmente ao consumidor em sua caixa de entrada.

Abaixo, confira algumas dicas para personalizar o seu e-mail marketing e garantir muito sucesso em sua campanha:

  1. Dê as boas-vindas
  2. Lembre-se de que cada cliente é único
  3. Apresente seus melhores produtos
  4. Descubra quem são os anônimos
  5. Entenda por que o cliente foi embora
  6. Continue vendendo
  7. Crie uma campanha segmentada
  8. Tenha moderação
  9. Teste

1 – Dê as boas-vindas

Seja cordial. O contato é feito por meio do e-mail, mas não precisa ser frio e distante. Dê as boas-vindas ao seu novo cliente e aproveite para explicar como funciona, tirando quaisquer dúvidas que ele possa ter. Se desejar, mostre os itens de maior sucesso para que o consumidor vá se familiarizando com seus produtos ou serviços.

2 – Lembre-se de que cada cliente é único

Personalizar as mensagens é extremamente cativante. Veja o cliente como um só. As mensagens altamente personalizadas aumentam a taxa de abertura em até 10 vezes, se comparadas com as não personalizadas. A personalização da mensagem tem que ser real, não basta só mudar o nome. O assunto, o conteúdo, a oferta, a hora de envio, tudo isso deve ser levado em consideração e modificado para diferentes grupos de pessoas dentro do seu target (público-alvo).

3 – Apresente seus melhores produtos

Muitas vezes, o cliente pode estar indeciso sobre comprar algum produto seu e mostrar os produtos mais vendidos da loja pode ser o empurrão que faltava. Falar sobre novos produtos também ajuda não só na taxa de abertura, mas no aumento de vendas (15-20%).

4 – Descubra quem são os anônimos

Se em sua loja virtual o cliente foi embora, tente identificar quem é esse usuário para oferecer-lhe o produto futuramente outra vez. As razões pelas quais ele não comprou o produto naquele determinado momento podem ser inúmeras, o que não impede que a compra se concretize posteriormente.  Conseguir identificar essas pessoas aumenta as vendas em até quatro vezes.

5 – Entenda por que o cliente foi embora

Tentar entender por que o cliente foi embora é muito importante, mas não se esqueça dos clientes que não voltaram mais. Utilize uma campanha de e-mail marketing para reaproximar esses dois antigos clientes. Investir em ações de marketing desse tipo pode aumentar as vendas em 400%.

6 – Continue vendendo

Quando for confirmar a compra do cliente, não perca a oportunidade de continuar vendendo. Justamente por ser uma confirmação de compra, a taxa de abertura desse e-mail é de quase 100%. Segundo estudos, ao aproveitar essa oportunidade, suas conversões podem aumentar até nove vezes.

7 – Crie uma campanha segmentada

As campanhas tradicionais não devem ser deixadas de lado. Muito pelo contrário, elas devem continuar existindo com um toque de personalização. Entregue uma campanha tradicional, mas faça uma pequena alteração específica para cada segmento. Alguns estudiosos garantem que a taxa de cancelamento diminui bruscamente.

8 – Tenha moderação

Por mais tentador que possa parecer, encher seu cliente com muitos e-mails não é a solução. Tenha em consideração se ele anda comprando muitos produtos para não mandar mais e-mails. Porém, se ficar muito tempo sem enviar, pode causar a sensação no cliente de que ele foi esquecido pela empresa. O melhor a fazer, nesse caso, é segmentar sua base de contatos e analisar suas interações.

9 – Teste

A grande vantagem do mundo virtual é a velocidade para processar a informação. No caso do e-mail marketing, o teste A/B além de muito vantajoso, é uma excelente forma de saber qual a melhor personalização para a ação de marketing realizada. Teste uma variável de cada vez e encontre o e-mail que mais deu certo durante a sua campanha de marketing digital.

Siga todas as nossas dicas de personalização, mas não esqueça de testá-las sempre!

Sua empresa tem realizado e testado campanhas de e-mail marketing? Não espere mais para começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

78 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 77 78 Flares ×