Destaque o assunto do seu e-mail marketing na caixa de entrada.

23
fev
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Acontece sempre: você criou uma ótima mensagem, elaborou um excelente conteúdo e o design caprichou no layout. No momento de disparar a ação você fica encarando aquele espacinho do assunto e não faz a menor idéia do que escrever para levar seu contato a abrir a mensagem.

A boa notícia é que existem alguns caminhos para que você possa criar assuntos e títulos tão atrativos que vão gerar interesse imediato no seu contato. Vamos as dicas?

1. Liste os tópicos mais importantes para sua audiência.

Você sabe o que está sendo comentado no mercado e como sua audiência pode ser afetada? As pessoas estão preocupadas com a queda nas vendas? Elas estão procurando maneiras de diminuir despesas ou se alimentar melhor? Descubra o que seus clientes estão interessados e mantenha uma lista desses tópicos em mãos, assim você ficará preparado e será muito mais fácil de elaborar os assuntos sabendo o que chama atenção.

2. Inclua números.

Assuntos que possuem números funcionam bem porque passam a idéia de conteúdo, por exemplo: “Temos somente 5 vagas para a palestra da próxima semana” ou “10 passos para um plano de marketing de sucesso.”

Incluir números no assunto quantifica o que você está dizendo e mostra para os leitores o que eles podem esperar do seu e-mail, deixando-os mais dispostos a ler seu conteúdo.

3. Use modelos que funcionam.

Viu um assunto na sua caixa de entrada que chamou muita atenção? Use-o como modelo para criar os seus. Analise como foi construído e as informações contidas, depois é só adaptar a sua mensagem ao formato.

Atenção, não estamos falando em copiar assuntos, apenas em usar estruturas de texto que podem funcionar como modelos.

4. Encorage uma ação.

Em qualquer título ou assunto, principalmente aqueles promocionais, inclua uma chamada para encorajar os clientes como um “responda e ganhe desconto” ou algo que leve-o a abrir a mensagem imediatamente. Vá direto no interesse da sua audiência e inspire uma ação urgente.

5. Adapte os seus assuntos às redes sociais.

Mídia social é uma excelente maneira de extender o alcance do seu e-mail marketing e, em muitos casos, o assunto é tudo que você precisa. No twitter, por exemplo, você só tem 140 caracteres para se comunicar, já incluindo a URL do arquivo com a mensagem principal. Isso é mais do que suficiente para um assunto de e-mail, afinal, é recomendável que um título tenha entre cinco e oito palavras e não mais do que 40 caracteres já que alguns provedores de e-mail cortam os assuntos.

Se você pensar num título com multi-propósito para sua mensagem – que encoraja a abertura da mensagem e ao mesmo tempo chama atenção numa rede social – vai conseguir entender porque precisa falar mais do que “Nossa newsletter de março”. Seja criativo e, quando apropriado, divertido nos assuntos.

6. Teste os seus assuntos.

Nem todo assunto vai funcionar nas suas campanhas então faça um teste com eles para ver o que realmente chama a atenção de sua audiência.

Um ótima maneira de testar é fazer uma lista das pessoas que abriram seus e-mails nos últimos 3 meses e dividi-los em dois. Usando o mesmo conteúdo de e-mail, envie-o com um assunto diferente para cada grupo e depois compare as taxas de abertura e clique para ver qual teve a melhor performance. Um assunto pode ser mais genérico e outro mais engajador, o importante é que sigam linhas diferentes para você conseguir analisar qual modelo se adequa mais ao seu público e depois aplicar a todos os assuntos. A ferramenta da Akna já possui um recurso que automatiza esse processo e torna muito mais fácil a realização desse teste.

Com as caixas de entrada cheias de mensagens não lidas, é o assunto que vai decidir qual vai ser aberta então faça o seu se destacar.

Curta a Akna no facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×