São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Descubra como aumentar a taxa de cliques do seu e-mail marketing

Descubra como aumentar a taxa de cliques do seu e-mail marketing
16
Oct
9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 8 9 Flares ×

Ações de marketing por e-mail, quando bem planejadas, trazem resultados muito interessantes, especialmente pelo baixo custo. Em geral, empresas que disparam e-mails de divulgação dos seus produtos ou serviços, ou ainda aquelas que estreitam o relacionamento com o cliente através de newsletters, associam duas métricas para mensurar o retorno sobre o investimento, além da conversão em vendas, quando é o caso: taxa de abertura e taxa de cliques.

A taxa de abertura nada mais é do que o percentual dos seus destinatários que abriram a mensagem. Ela é importante para moldar a linguagem da sua comunicação, permitindo identificar quando o título não está atrativo ou as práticas de envio estão desalinhadas. Mais importante, no entanto, é a taxa de cliques. É ela quem indica o percentual do público que interagiu com a ação proposta em sua estratégia.

Para elevar a sua taxa de cliques gerando mais acessos ao seu site ou ampliando a conversão em vendas, selecionamos 04 preciosas dicas:

  • Adapte sua mensagem para visualização mobile
  • Otimize o Call to Action
  • Inclua uma oferta especial sempre que possível
  • Utilize botões de compartilhamento em redes sociais

Adapte sua mensagem para visualização mobile

O mercado mobile se desenvolveu bastante nos últimos 5 anos. Com a correria diária, muitas pessoas buscam em seu pouco tempo livre a leitura de seus e-mails através dos smartphones. Por isso, desenvolva o layout da sua mensagem de modo que seja agradável visualizá-la nos dispositivos móveis. Isso garante mais facilidades de interação aos usuários que não estão no computador no momento da abertura do e-mail.

Otimize o Call to Action

Call to Action (CTA ou chamada para a ação), são botões ou frases de impacto que, como o nome diz, direcionam o cliente a uma ação específica. Pode ser “compre agora” ou um sutil “leia mais” com um hiperlink relacionado.

O CTA ajuda a direcionar o cliente à ação proposta em sua estratégia e, para que traga resultados, algumas dicas são essenciais:

  • Use verbos no imperativo para demandar a ação e, quando possível, associe-o com uma palavra que remeta a “urgência”;
  • Tenha   botões visíveis e atraentes. Isto inclui o posicionamento, tamanho e cores, que devem ser mais “vivas” que o restante de seu conteúdo para chamar a atenção.

Inclua uma oferta especial sempre que possível

As ofertas em estratégias de e-mail marketing servem para objetivos distintos. É muito comum utilizá-las para aumentar a venda de um determinado produto, fidelizar os clientes em sua base com a conotação de exclusividade ou reaver clientes que não compram há algum tempo em sua loja, por exemplo.

Contudo, quando a sua estratégia é estendida ao site de sua empresa, os resultados são ainda melhores! Como a oferta gera tráfego para a sua página, estruture promoções de compras casadas ou organize itens relacionados ao produto escolhido pelo cliente para ampliar, além dos cliques, o ticket médio da sua empresa.

Utilize botões de compartilhamento em redes sociais

Estimativas de consultorias especializadas em marketing digital apontam que e-mails com botões de compartilhamento em redes sociais, como Twitter, Facebook ou LinkedIn, aumentam em até 115% a taxa de cliques. Em média, mensagens com opções de compartilhamento são clicadas entre 5 e 6 vezes a cada 100 visualizações. Mensagens sem essas opções possuem um índice médio de 2,6 cliques a cada 100 visualizações. É uma diferença muito grande!

Não se esqueça de sempre incluir ao final da sua mensagem uma breve explicação de como aquela mensagem chegou ao destinatário, sempre forneça a opção do internauta remover seu endereço eletrônico da lista e um alerta de que os links ali contidos não possuem vírus.

Para mais dicas sobre melhoria de resultados em suas campanhas de e-mail marketing, acompanhe o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 8 9 Flares ×