São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Como utilizar o e-mail marketing de forma eficiente para o seu pós-venda

Como utilizar o e-mail marketing de forma eficiente para o seu pós-venda
15
May
12 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 12 12 Flares ×

Ao realizar uma compra sempre buscamos produtos de qualidade, um atendimento correto e o mínimo de atenção por parte de quem oferece o serviço. Garantir a satisfação do cliente é a porta de entrada, um convite para uma boa relação e, consequentemente, para a fidelização. Entretanto, com a concorrência cada vez maior, é preciso se dedicar cada vez mais. Não deixe que a relação com o consumidor esfrie depois do ato da compra. A partir do momento em que você realizou uma venda, aproveite a ocasião para fidelizar este novo cliente. Para isso, as ações de pós-vendas com o e-mail marketing passa a ser a melhor estratégia. Por isso, selecionamos algumas dicas e instruções sobre como executar esta tarefa de forma eficiente. Confira!

Tempo x dinheiro: uma relação de sucesso para o seu negócio

Abordar o cliente via e-mail em uma ação pós-venda é a melhor alternativa para aqueles que optam por economizar tempo e dinheiro. Ao contrário de uma abordagem via telemarketing, que nos dias de hoje pode inclusive soar um pouco inconveniente para alguns, o e-mail marketing permite que o cliente receba a mensagem, leia e processe no seu tempo, sem pressão. Os resultados geralmente são bastante positivos.

Agradeça pela compra!

O primeiro passo para uma estratégia de pós-vendas de sucesso através do e-mail marketing consiste em uma ação simples: agradecer o cliente pela confiança em comprar de sua loja. Esse e-mail é o início do relacionamento com intuito de fidelizá-lo. Não se esqueça de aproveitar a oportunidade e convidá-lo para acompanhar suas redes sociais, disponibilizar sua política de trocas e devoluções, passar o contato para possíveis problemas ou mesmo necessidades.

Mantenha seu cliente informado sobre o processo de entrega

Em caso de e-commerces, por exemplo, você pode inserir em sua régua de relacionamento mensagens automatizadas informando ao seu cliente o status do processo de entrega do produto adquirido. As mensagens facilitam esse acompanhamento, geram confiança e ampliam a satisfação de seu cliente que percebe a preocupação de sua empresa com ele.

Meça a satisfação de seu cliente

Procure saber o que o cliente achou do atendimento, do produto, da embalagem, do prazo de entrega ou mesmo as sugestões que ele daria para possíveis melhorias do serviço. Com essas informações em mãos fica mais fácil mensurar os erros e acertos para posteriormente tomar as melhores medidas possíveis. Além da possibilidade de potencializar acertos e minimizar aspectos negativos, você irá aumentar as chances de fidelizar clientes.

Para isso, a dica é realizar uma breve pesquisa de satisfação através do e-mail marketing. Existem hoje métodos altamente eficientes e bastante ágeis, como o Akna Survey, por exemplo, utilizado por empresas dos mais diversos segmentos. Faça uso do potencial que o e-mail marketing oferece.

Contato por tempo de inatividade

Também faz parte do pós-vendas tentar gerar novos negócios reavendo antigos consumidores inativos. Com o auxílio de uma boa plataforma de e-mail marketing é possível programar um contato com esse cliente por período de inatividade predeterminado. Nesta ação você pode, inclusive, oferecer um desconto ou algum outro benefício fomentando uma nova compra. É como uma mensagem “estamos com saudade!”, por exemplo.

Personalize a comunicação!

Não generalize nem subestime seus clientes. A personalização é uma forma eficaz de tornar o e-mail marketing uma ferramenta eficiente, principalmente num pós-venda. Se possível, faça menção do nome do cliente na saudação e seja coerente com as preferências dele.

Atente-se às boas práticas

Uma vez que o cliente realiza uma compra e manifesta interesse em receber novidades por e-mail, estabeleça um contato frequente. Escreva o suficiente para não ser esquecido, mas no limite para não ser lembrado como “a empresa que envia e-mails indesejáveis”.

Investir no recebimento desse feedback pós-vendas é fundamental e vital para conquistar bons clientes e aumentar a lucratividade do seu negócio. Coletar essas informações através do uso de e-mail marketing é uma maneira inteligente e com custo bastante acessível para buscar melhorias no relacionamento com o cliente e até mesmo para a sua empresa, produtos e serviços prestados. Leve sempre o pós-vendas em consideração como uma ação que finaliza um ciclo para iniciar outro.

E você, já utiliza o e-mail marketing para fomentar o relacionamento com o cliente após a compra realizada? Quais as mensagens enviadas para este contato? Como tem sido a receptividade dos clientes e os resultados para o seu negócio? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco através dos comentários. Elas podem ser assunto para um próximo encontro aqui no blog!

Acesso o conteúdo na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

12 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 12 12 Flares ×