Como segmentar os contatos e fazer um e-mail marketing mais efetivo.

17
abr
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Já falamos muito aqui no blog sobre mudanças no gerenciamento da sua lista e na construção de suas mensagens que afetarão positivamente sua campanha de e-mail marketing porém, trabalhar o perfil dos seus contatos e pensar em ações personalizadas também pode gerar excelentes resultados.

Trate o seu contato como o personagem principal das suas campanhas. Busque o maior número de dados deles e crie uma relação que certamente beneficiará os seus negócios. Veja como pode fazer isso:

 

1. Estabeleça um perfil dos seus usuários

Analisando o relatório das suas ações antigas você consegue extrair informações como número de clicks em determinada parte da peça – que pode ser um produto –, o dia da semana e até mesmo a hora em que seus contatos mais abrem as mensagens.

2. Crie preferências

Deixe o seu cliente escolher o tipo de comunicação que quer receber. No momento da inscrição pergunte quais são as áreas de interesse e crie um espaço no seu site onde o usuário pode mudar isso sempre que quiser.

3. Alimente uma lista de contatos com informações de perfil

Use os dados dos relatórios e das preferências do consumidor para criar uma lista completa e detalhada dos seus contatos que vai apontar que informações cada um deve receber.

4. Segmente a sua lista e as suas ações

Você não precisa construir uma lista nova para ter resultados melhores. Depois de estabelecer o perfil dos seus contatos você pode segmentá-los baseando-se em localização geográfica, sexo, faixa-etária, poder de compra ou histórico de engajamento para criar ações especificas e aumentar a relevância das suas mensagens.

Aumentando a relevância você terá maior taxa de abertura, cliques e menos pedidos de remoção. Podemos citar como exemplo uma loja virtual. Se na peça de e-mail marketing determinado contato costuma clicar nos produtos relacionados a informática as chances dele comprar um computador em uma promoção exclusiva para ele é bem maior.

5. Use a automação a seu favor

Você pode estreitar o vínculo com seu cliente ao automatizar as ações de forma que esteja sempre em contato com o cliente no momento certo.

A confirmação de uma compra, a avaliação do produto após a entrega ou o agradecimento pela participação num evento são ótimos momentos para se aproximar do cliente. Os usuários da Akna Software possuem recursos para deixar essas ações programadas e on-demand, ou seja, para serem enviadas de acordo com o comportamento do contato e de forma automática.

6. Recupere o interesse dos seus contatos

Se segmentar não for suficiente para atrair a atenção dos seus contato você pode tentar ações ainda mais específicas para este percentual de sua base.

No sistema da Akna Software é possível acessar o Relatório de Fidelidade, que mostra o engajamento dos clientes, analisando as aberturas das mensagens. A partir daí trate aqueles que não interagem com você de forma diferenciada, oferecendo benefícios exclusivos.

Atenção, não insista! Se você tentar tudo isso e mesmo assim esses usuários não demonstrarem interesse talvez seja melhor você retirá-los de sua lista, afinal, estará enviando e-mail para quem não quer receber suas mensagens e isso nunca será positivo.

Está vendo como existem muitas formas de melhorar suas campanhas de e-mail marketing trabalhando os contatos? Utilizando as ferramentas certas e aproveitando as informações você verá seus resultados crescerem num curto período de tempo.

Curta a Akna no facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×