São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Como otimizar o processo de cancelamento de e-mail marketing?

Como otimizar o processo de cancelamento de e-mail marketing?
27
May
32 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 31 32 Flares ×

Quando o cliente pede o cancelamento do e-mail marketing, as empresas geralmente costumam deixar uma mensagem de agradecimento. E então, algumas apenas se contentam por perder mais um assinante de sua lista. Mas, que tal, ao invés disso, você manter seu cliente em sua lista de marketing? Confira a seguir como otimizar o processo de cancelamento de e-mail marketing.

  • Indique o e-mail do seu assinante
  • Remova imediatamente seu assinante
  • Use as redes sociais
  • Pergunte o motivo do cancelamento
  • Evite incluir no cancelamento vários passos
  • Agradeça pela parceria

Indique o e-mail do seu assinante

É importante dar certo destaque ao e-mail do cliente para que ele ao menos tenha a oportunidade de saber qual endereço está retirando da base. Isso porque muitos assinantes possuem diversas contas e podem ficar confusos na hora do cancelamento de mensagens. Não se esqueça de facilitar o procedimento ao seu cliente. Isso só vai gerar coisas positivas para seu negócio.

Remova imediatamente seu assinante

Enviar um e-mail adicional ao cliente mesmo depois do “descadastramento” pode causar muitas reclamações por parte dele. Portanto, evite ao máximo enviar mensagens do tipo: “você já foi retirado de nossa lista” ou ainda “que tal retornar a nossa base de clientes?”. Isso só vai irritá-lo e diminuir as chances de seu retorno à lista de marketing.

Use as redes sociais

Estimule os assinantes a interagir com a marca por meio de redes sociais como o Twitter, Instagram ou o Facebook, por exemplo. Caso eles não queiram mais receber mensagens em seu endereço eletrônico, talvez deem preferência para as mídias. Por isso, é importante ter presença marcante nas principais redes sociais da web, afinal, é na internet que os clientes postam suas demandas, reclamações e elogios.

Pergunte o motivo de cancelamento

Você sabia que perguntar os motivos sobre o cancelamento do e-mail marketing pode oferecer feedbacks fundamentais para o seu negócio? Insira no espaço diversas opções aos seus assinantes, como “quantidade de e-mails exagerada” ou “o assunto não me interessa mais”, entre outras, para ajudar você a compreender melhor sobre as demandas de seus assinantes e os motivos do cancelamento.

Evite incluir no cancelamento vários passos

Solicitar ao seu assinante para efetuar login na conta ou ainda preencher exaustivas páginas é uma prática mais do que desagradável. Isso porque eles já estão saindo da lista de marketing e fazer com que eles passem um tempo prolongado nessa etapa pode causar certo incômodo. Evite também pedir a eles que insiram o endereço de e-mail, pois erros na hora da digitação são mais do que comuns, e caso um assinante coloque um dado errado e mesmo assim seguir com o recebimento de mensagens, poderá reclamar ou deletá-los.

Agradeça pela parceria

Você pode tentar de tudo, mas não adianta, pois alguns clientes vão cancelar a assinatura de qualquer forma. Por isso, somente agradeça pela sua presença e não se esqueça de informá-los sobre como os ex-assinantes podem voltar à sua base de clientes caso desejem em algum momento.

E você, como faz para otimizar o processo de cancelamento do e-mail marketing? Tem alguma dica fundamental para tornar o procedimento ainda mais prático? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

32 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 31 32 Flares ×