São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Como fazer um pós venda eficiente usando o e-mail marketing

Como fazer um pós venda eficiente usando o e-mail marketing
28
Jan
217 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 3 LinkedIn 214 217 Flares ×

O pós-venda é um momento importante para estender o relacionamento com o cliente buscando fidelizá-lo e preparando um “lastro” de relacionamento para a próxima compra. Ele também é de extrema importância para a produtividade da empresa quando seus resultados positivos forem mensurados, até porque manter um cliente é bem mais barato do que conquistar um novo cliente.

Acontece que as formas de relacionamento comercial mudaram e estão mudando na mesma proporção em que novas surgem, mais evoluídas e até populares. Hoje o cliente está muito mais online. As formas ditas tradicionais de pós-venda (que não devemos desprezar, pois em alguns casos elas ainda servem), como um telefonema ou uma “visitinha” com o catálogo embaixo do braço, estão cedendo espaço para novas e eficazes maneiras para fidelizar e vender para os clientes.

Uma das ferramentas que tem sido muito utilizada principalmente pela praticidade e pelos resultados é o e-mail marketing. Então saiba como fazer um pós-venda eficiente!

E-mail marketing de pós-venda, fidelizando e gerando nova compra

Muito utilizado por empresas pela necessidade de acompanhar a evolução e adequar seus serviços ao novo perfil dos clientes, o e-mail marketing de pós-venda consegue fomentar uma relação de diálogo e feedbak com o consumidor. Além de propulsor para vendas futuras, o e-mail é uma ferramenta para melhoria contínua dos processos, já que é um canal de contato com o cliente.

Pesquisas na área indicam que esta prática tem relevante papel na decisão de futuras compras. As mesmas pesquisas ressaltam que 14% dos clientes que clicam no e-mail e enviam um feedback à empresa estão fortemente inclinados a fazer novas compras. Portanto, se considerarmos a praticidade pelo resultado, bem como o custo, o e-mail marketing de pós-venda cumpre um importante papel.

Pós-venda em diferentes segmentos

A utilização do e-mail marketing de pós-venda não é restrita aos varejistas, podendo ser utilizada também com muita eficiência em imobiliárias, e-commerce, no meio educacional (escolas e cursos), no turismo e até mesmo na área da saúde (clínicas, hospitais e clínicas de beleza).

Em todos os casos sua utilização deve ter foco no estreitamento de relacionamento com clientes, pacientes e alunos, bem como na relevância das informações obtidas com o retorno dos mesmos e a possibilidade de novos negócios.

Dentre vários motivos propulsores do envio de e-mail marketing de pós-venda podemos destacar dois que são bastante usuais e importantes:

  • Pesquisa de satisfação: ela pode ser disparada após o consumidor de ter adquirido seu produto ou serviço, funcionando como um feedback, buscando uma melhoria contínua.
  • Clientes com histórico: partindo da premissa de que seu cliente já possua um histórico é possível enviar e-mails marketing de pós-venda de “Upsell” (informando sobre produtos inferiores ou desatualizados, ao mesmo tempo em que indica e convida a adquirir produtos mais atualizados) ou de “Cross-Sell” (sugerindo produtos similares e que podem se associar ao produto principal).

Para todos os casos vale o bom senso dos gestores de marketing que poderão fazer as adaptações necessárias e pertinentes ao tipo de segmento de atuação bem como ao consumidor.
Dicas importantes para o correto desenvolvimento dos e-mails:

– Utilização de recursos sociais: permita o compartilhamento com terceiros.
– Cuidado com linguagem genérica: inicie pelo nome do cliente e faça algo para ele perceber a personalização, como fotos de seus produtos adquiridos.
– Não utilize linguagem insistente: cuide para não “passar do ponto” certo.

Plataforma de e-mail marketing, tendência lucrativa

Rentabilizar e otimizar, fazendo mais com menos faz, parte do conceito de “inside sales”, que em última análise pode ser definido como vender mais de dentro da sua empresa.

Para figurar no páreo da competitividade é de extrema importância a utilização da automação por sistemas de gestão como ferramentas. Com o e-mail marketing de pós-venda não é diferente, a utilização das plataformas para gerenciar, mensurando produtividade e utilizando filtros é a única forma capaz de entregar praticidade aos operadores. Portanto planeje suas campanhas de forma eficaz, interaja com os clientes e reforce sua produtividade obtendo o máximo que o pós-venda pode oferecer!

Comentários

  • 10 de dezembro de 2015

    sou consultor de imóveis , gostaria de um modelo pós vendas

    • 16 de dezembro de 2015

      Edson, agradecemos o seu interesse!
      Por gentileza, pode nos informar um telefone e e-mail para retornarmos o contato?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

217 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 3 LinkedIn 214 217 Flares ×