São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Como construir uma base de contatos do zero?

Como construir uma base de contatos do zero?
16
Apr
108 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 107 108 Flares ×

Existem muitas razões para que a sua empresa tenha uma boa lista de e-mails. A mais óbvia delas, é que com ela você consegue valorizar melhor os seus clientes e aumentar a receita da sua empresa. Não bastasse isso, uma boa base de e-mails dá oportunidades maiores de você se aproximar do seu público sem nunca perder este contato: enquanto um site ou RSS podem sair do ar, os endereços de e-mail são contatos que você pode guardar para sempre.

Muitas empresas conseguem enxergar essas e até outras vantagens em ter uma boa lista de e-mails, mas não sabem bem como começar a montá-la. Se este é o seu caso, saiba que o processo é bem mais fácil do que você imagina:

  • Trace objetivos
  • Defina o que você vai oferecer em troca de um contato
  • Crie landing pages e formulários de conversão
  • Divulgue seus formulários e landing pages
  • Não limite-se à estratégia online

Trace objetivos

Se você quer ter uma lista de contatos do seu público, a primeira coisa que você deve se perguntar é “por que quero gerar leads?”. Em seguida, “como eu quero que eles sejam?” e, finalmente, “o que farei para conquistá-los?”. Essas três perguntas vão ajudar a definir os objetivos do seu mailing e a estabelecer qual estratégia será mais eficaz na hora de angariar contatos de perfis específicos da sua audiência.

Estratégias em troca de um contato

Um prospect só vai trocar informações de contato com a sua empresa se houver interesse em seu conteúdo ou em sua marca. É por isso que você precisa estabelecer o que vai dar à sua audiência para que possam tornar-se leads.

Existem vários itens que você pode oferecer em troca de um e-mail. E-books, webinars, templates e promoções são alguns dos exemplos. Você deve optar pelo que gera mais engajamento em seu público.

Crie landing pages e formulários de conversão

Definido que tipo de conteúdo você vai oferecer a seus visitantes, é hora de estruturar a página onde o usuário poderá cadastrar um e-mail em troca dessa oferta. Neste caso, crie landing pages ou posicione formulários de conversão em seu site.

Posicione caixas de assinatura de e-mail em todas as páginas de entrada do seu site, porque o local mais adequado para formulários de conversão é o seu próprio site, uma vez que ali estarão os maiores interessados no seu conteúdo.

Divulgue seus formulários e landing pages

Compartilhe em suas mídias sociais a oferta que você planejou oferecer e dê o link para a sua landing page. Incentive o engajamento dos seus seguidores com botões de compartilhar na própria landing page, na thank you page ou no e-mail de confirmação/agradecimento.

Use também banners e links no seu próprio site e blog para a divulgação da sua oferta, e sempre que produzir um conteúdo relacionado (blog post, vídeo, etc), faça um call to action direcionando à sua landing page.

Lembre-se também de divulgar a sua landing page e seus formulários em fóruns da internet e grupos de discussão sobre o tema da sua oferta.

Não se limite à estratégia online

Colete endereços de e-mail em eventos offline – como feiras ou reuniões com os seus prospects – e importe-os para o seu banco de dados.
Você também pode promover o seu próprio evento para aumentar a sua base. Promova palestras, conferências ou painéis e colete os contatos quando registrar os participantes!
A maioria destes exemplos não são difíceis de serem implementados por sua empresa e você pode começar a fazer ainda hoje! À medida que a sua lista de e-mails cresce, você terá a oportunidade de alimentar os seus leads com ofertas que vão ajudá-los a avançar alguma etapa do funil de vendas e transformá-los de meros visitantes a compradores.

Que outras formas você usa para aumentar sua base de contatos? Compartilhe suas ideias nos comentários! Quer mais dicas como esta? Continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

108 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 107 108 Flares ×