São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

Aumente a taxa de abertura do seu e-mail marketing

Aumente a taxa de abertura do seu e-mail marketing
12
Aug
22 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 4 LinkedIn 18 22 Flares ×

O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto. Por isto, a taxa de abertura das campanhas realizadas por sua empresa é um indicador tão importante. Isto se deve ao fato dos e-mails serem enviados diretamente ao endereço eletrônico de seu cliente. Contudo, o sucesso de sua estratégia não depende necessariamente da quantidade de e-mails em sua lista, mas da qualidade dela, já que para obter as conversões desejadas é necessário que estes e-mails sejam abertos.

A taxa de abertura é um dos indicadores-chave para medir a qualidade da estratégia, já que em grande parte dos casos os e-mails não são abertos por não estarem de acordo com as boas práticas, caindo diretamente na caixa de spam, ou por ineficiência na abordagem. Para ajudá-lo a otimizar sua estratégia aumentando a taxa de abertura das suas campanhas de e-mail marketing, confira nossas dicas!

  • Defina uma frequência para os disparos
  • Crie assuntos atraentes
  • Evite palavras e expressões negativas
  • Considere utilizar Pré-header
  • Invista em recursos de personalização

 

Defina uma frequência para os disparos

Você já considerou a importância de planejar horários e frequência dos envios? Cada uma destas definições contribui para alcançar um objetivo específico, mas todos são relevantes para o aumento da taxa de abertura.

Definir o horário, por exemplo, impacta diretamente nos resultados a curto prazo. Isto se deve ao fato de realizar os disparos em momentos que o usuário está mais propenso a ler o conteúdo que recebe em sua caixa de entrada. Já a frequência dos envios, impactam a longo prazo. O motivo é que disparos excessivos irritam os clientes, ocasionando a solicitação de exclusão da lista (opt-out) e até mesmo a indicação do seu conteúdo como spam. O inverso também é prejudicial, já que você pode cair no esquecimento de sua audiência. Isto impacta diretamente na quantidade de e-mails em sua lista e, consequentemente, na abertura dos e-mails.

Crie assuntos atraentes

O assunto é um dos principais responsáveis pela abertura dos e-mails pelos contatos de sua lista. Isto por que ele é o primeiro contato do seu público com o tema que pretende abordar e, caso não seja atraente o bastante, a probabilidade de ser encaminhado à lixeira antes da leitura é enorme.

Por isto, teste tipos de assunto e abordagem para identificar qual apresenta melhor performance. A criatividade pode ser um fator decisivo, por isto defina o posicionamento e objetivos de sua estratégia para desenvolver assuntos chamativos. Não se esqueça de evitar pontuações, além de palavras e expressões negativas para driblar o AntiSpam dos provedores.

Evite palavras e expressões negativas

Seja no assunto ou no conteúdo, algumas palavras devem ser evitadas em suas campanhas de e-mail marketing. Isto se deve ao fato dos provedores terem-na identificado em disparos volumosos por diversos remetentes, e por isto são interpretadas como possíveis spams. Para conhecer estas palavras, confira o nosso manual de palavras e expressões negativas.

Considere utilizar Pré-header

O Pré-header é uma pequena seção que aparece na parte superior do e-mail, acima do conteúdo da mensagem. Ele substitui o “caso não esteja visualizando esta mensagem, acesse este link” por um resumo que instigue o leitor a abrir a mensagem, já que também pode aparecer no assunto do e-mail, com menos destaque que o título utilizado.

Invista em recursos de personalização

Personalizar ajuda a humanizar a comunicação da sua empresa com o cliente. Isto significa que substituir um endereço genérico de envio, como “contato@minhaempresa.com.br”, por um contato personificado, como “joao@minhaempresa.com.br”, estreita a relação com o cliente, passa mais credibilidade e, consequentemente, aumenta a taxa de abertura. Uma outra estratégia de personalização muito positiva é inserir o nome do cliente na comunicação.

Não se esqueça de que o sucesso de sua campanha depende da definição de objetivos, estratégia, conteúdo e da sua base de e-mails, que deve prezar mais a qualidade que a quantidade (sempre!).
Para mais dicas para otimização de campanhas de e-mail marketing, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe suas dúvidas e experiências conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

22 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 4 LinkedIn 18 22 Flares ×