São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

A importância de uma campanha de e-mail marketing de boas-vindas

A importância de uma campanha de e-mail marketing de boas-vindas
23
Sep
157 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 156 157 Flares ×

Provavelmente, você já deve ter recebido um e-mail marketing de boas-vindas de alguma empresa, relacionado a algum curso, produto ou serviço que utilizou. Esse tipo de prática se torna cada vez mais usual no dia a dia das companhias, entrando nos planejamentos de marketing como uma ferramenta quase obrigatória.

O e-mail marketing de boas-vindas surge como um primeiro contato com seu cliente, sendo uma atitude não apenas simpática da parte da empresa, como também bastante estratégica. A fidelização começa desde o primeiro contato, mostrando que há interesse em seguir com a parceria. Essa comunicação inicial começa a construir uma ponte que, no decorrer do tempo, se consolida e passa a transformar seu cliente em um defensor da sua instituição.

A pergunta é: qual a melhor maneira de agir e como utilizar o e-mail marketing de boas-vindas? Confira a seguir algumas das dicas que separamos para você.

  • Recolha informações do seu cliente
  • Apresente-se ao seu cliente
  • Mostre interesse em continuar o contato

Recolha informações do seu cliente 

Para enviar um e-mail marketing de boas-vindas, é necessário, claro, ter o e-mail de contato do seu cliente. Para isso, crie um campo em seu site que sirva para montar sua base de dados. Este tipo de ação fará com que você monte uma lista de contatos com qualidade. Serão os chamados leads, pessoas que de fato são seu público-alvo devido ao interesse pela sua empresa.

Esta é uma etapa bastante importante, já que esse banco de dados servirá não apenas para esse contato inicial, mas também para trocas futuras. Procure conhecer bem seus leadsrecolhendo o máximo de informações que puder sem ser invasivo.

Apresente-se ao seu cliente 

Esse e-mail será a porta de entrada para o relacionamento com o consumidor. Portanto, apresente-se, fale sobre sua empresa e mostre como esse primeiro contato é importante. É bem interessante incluir uma personalização nessa peça, como o nome do cliente no topo da mensagem e deixar os pronomes concordando com o gênero da pessoa.

Esse é um momento onde o banco de dados coletado por meio do seu site ou hotsite se mostra muito importante. Quanto mais detalhado for, melhor será para o trabalho posterior de envio dos e-mails e mais próxima a pessoa se sentirá da empresa. A “frieza” que o ambiente corporativo costuma gerar será quebrada nesse momento.

Mostre interesse em continuar o contato 

Ao fim do e-mail, além de agradecer a confiança, é interessante mostrar que o contato será continuado, que outros e-mails serão enviados com novidades, promoções ou ações relacionadas. Procure pesquisar qual o melhor momento do dia para disparar seus e-mails, confira os números e taxas de abertura e cliques nessas peças e faça um acompanhamento continuado.

Apesar de muitas pessoas acharem que os e-mails estão perdendo força por conta das mídias sociais, com um bom banco de dados qualificado nas mãos, os resultados podem ser bastante positivos e satisfatórios. Por isso, não deixe de aproveitá-lo ao máximo possível.

Com essas dicas em mente, aproveite para aplicar o e-mail marketing de boas-vindas na sua estratégia e confira os resultados na sequência. Com o tempo, você perceberá que este tipo de ação é muito mais importante dentro do seu planejamento do que parece ser.

 

Gostou? Compartilhe conosco os efeitos causados por essa estratégia aqui nos comentários e sugira novos temas sobre e-mail marketing que traremos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

157 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 156 157 Flares ×