São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

5 dicas para criar campanhas de e-mail marketing mobile friendly

5 dicas para criar campanhas de e-mail marketing mobile friendly
15
Jan
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As facilidades de acesso à tecnologia mobile, como smartphones e tablets, alterou profundamente o consumo de produtos e serviços nos meios digitais. Rapidamente as empresas precisaram adequar seus sites e demais ferramentas à nova realidade.

Mas um componente fundamental no mix de comunicação parece ter sido esquecido neste cenário: o e-mail marketing. A ferramenta, que possui baixo custo de execução quando comparada a outras, traz excelente retorno e por isto não pode ficar de fora das estratégias digitais de sua empresa. Considerando o tempo corrido e a praticidade de conferir seus e-mails onde quer que você esteja, a necessidade de adequar suas campanhas para acesso por estes meios aumenta consideravelmente. Para ajudá-lo a criar campanhas amigáveis aos dispositivos móveis, listamos a seguir cinco dicas. Confira!

Layout responsivo e conteúdo em uma única coluna

Usar o layout responsivo é a melhor maneira de adequar sua ação à infinidade de telas disponíveis no mercado. Lembre-se que as pessoas podem abrir seu e-mail em telas grandes, de desktop, ou em telas minúsculas de até 4 polegadas, dependendo do modelo do smartphone e tablet de seus clientes.

Outro fator importante na exibição é manter uma única coluna de conteúdo, evitando o redimensionamento da mensagem para exibição em telas pequenas. Com mais de uma coluna, os dispositivos vão reduzir o conteúdo de forma proporcional para que ele seja exibido por completo.

Tamanho mínimo da fonte

Em geral, smartphones e tablets alteram o tamanho da fonte quando ele é menor do que 13 px. Esse é um bom tamanho para a sua mensagem não ser distorcida em telas pequenas, por isto, evite utilizar tamanhos inferiores.

Destaque o que deve ser clicado

É possível criar bordas arredondadas e efeitos de sombra usando CSS3. E essa tecnologia é compatível com os clientes de e-mail nativos tanto do iOS quanto do Android, que lideram o mercado mobile. Por isso, destaque ao máximo os seus botões “call to action” (CTA) – em português, chamadas para a ação. São os botões que direcionam o cliente aos cliques conforme sua estratégia: compra ou tráfego, por exemplo.

Observe que em telas touchscreen o conceito de clique está associado ao toque. Ou seja: os botões CTA devem ser grandes o suficiente para serem tocados com o dedo. Esse pequeno grande detalhe ainda é um deslize para muitas empresas. Crie botões grandes, em vez de apenas inserir o hyperlink no texto, como um “Clique aqui”.

Conteúdo no topo

A prioridade deve ser o conteúdo. Por isso, utilize um hierarquia top-down: o conteúdo vem sempre primeiro, de forma clara. E lembre-se: o usuário jamais pode ser penalizado por acessar o seu site numa tela pequena. Cabe ao seu site se adequar à tela do usuário!

Cuidado com o código

Os smartphones em especial, mas também alguns tablets, conectam à internet através de conexões 3G. Esse tipo de conexão, além de mais caro do que o padrão residencial, normalmente traz limitações em quantidade de dados ou velocidade. Por isso, algumas mudanças simples no código fazem toda a diferença na visualização do seu conteúdo para o consumidor como:

  1. Utilize sempre tabelas no layout, em vez das divs;
  2. Defina a cor de fundo dentro da tabela, em vez de colocar no corpo do conteúdo;
  3. Sempre forneça texto alternativo (alt) para as imagens.

Gostou das dicas? Então mãos à obra. Uma campanha de e-mail marketing eficiente precisa ser pensada também para dispositivos móveis. Assim, você garante que aquele horário de espera do seu público, seja no consultório médico, no trem, ônibus ou metrô, poderá ser conquistado pela sua marca. Boas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×