São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

08 características das campanhas de e-mail marketing de sucesso

08 características das campanhas de e-mail marketing de sucesso
20
May
47 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 47 47 Flares ×

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta utilizada por grande parte dos empreendimentos. Isso se dá principalmente pela sua facilidade, já que basta ter um computador com acesso à internet e uma base de contatos para iniciar suas estratégias. Porém, você acredita que tira o máximo de proveito de suas campanhas de e-mail marketing?

Muitos administradores acabam pecando na utilização dessa ferramenta por não dar a devida importância à ela e deixar de prestar atenção em detalhes que fazem toda a diferença no impacto que o e-mail tem sobre o cliente. Afinal, o principal objetivo no envio de informações para o cliente é aproximá-lo fazendo-o se sentir parte do time e inclinado a fazer uso dos serviços e produtos da empresa sempre que possível.

Um bom e-mail marketing apresenta algumas características essenciais. Será que você está respeitando-as? Veja:

  • Título irresistível
  • Objetividade
  • Linguagem pessoal
  • Boa formatação
  • Destinatários certos
  • Controle de efetividade
  • Opção de descadastramento
  • Não viram spam

1 – Título irresistível

Comece a deixar o cliente instigado antes mesmo de abrir o e-mail – ou melhor, obrigue-o a abrir o e-mail. Um bom e-mail marketing parte do pressuposto de que o cliente vai abri-lo e realizar a leitura. Para isso acontecer, saiba utilizar palavras que deixem quem for ler curioso, sem utilizar títulos muito compridos ou superficiais.

2 – Objetividade

Vá direto ao ponto. Quando o cliente abre sua caixa de entrada, não está abrindo para ler um e-mail de sua empresa; ele quer checar seus e-mails novos ou escrever a alguém, ou seja, seu e-mail não será importante a não ser que você faça com que ele seja. E para isso acontecer, o e-mail tem que ser direto e objetivo, com uma intenção clara. E-mails muito grandes ou com muita complexidade acabam sendo deixados de lado.

3 – Linguagem pessoal

Você quer trazer o cliente à sua empresa e fazê-lo esquecer que se trata de um e-mail marketing? Utilize textos chamando o cliente pelo nome – por mais que pareça ser um pequeno detalhe, pode fazer toda a diferença – e utilize um tom informal ao dialogar, tornando a leitura leve e natural.

4 – Boa formatação

Quem nunca recebeu um e-mail com uma imagem muito pesada e decidiu fechar antes mesmo de terminar o carregamento? Ou então um e-mail com erros ortográficos e com alinhamentos peculiares? Esses são erros muito comuns e que devem ser evitados. Monte seu e-mail pensando na harmonia de imagens e informações para quem irá abri-lo, sem utilizar textos longos, imagens muito pesadas ou anexos que possam ser considerados suspeitos.

5 – Destinatários certos

Ao criar sua base de dados com os e-mails e informações dos clientes, faça um filtro traçando perfis de acordo com gênero, idade, gostos e necessidades. Você não vai querer enviar propaganda de bebidas alcoólicas para menores de idade ou de brinquedos infantis para adolescentes, por exemplo. Além disso, enviar um e-mail que atenda às necessidades pessoais do cliente pode ser o suficiente para conquistá-lo.

6 – Controle de efetividade

Crie métodos para controlar a efetividade de seus e-mails. Quantos deles estão sendo abertos? Quantos acessam o seu site após abri-lo? E quantos efetivamente realizam uma compra? Você também pode realizar teste A/B enviando títulos diferentes para certa porcentagem de clientes e comparar a taxa de abertura, por exemplo. Tudo isso deve ser controlado para que seus e-mails consigam ser cada vez melhores.

7 – Opção de descadastramento

Insira ao final do e-mail a opção para o cliente se descadastrar do recebimento dos seus e-mails marketing. A última coisa que você quer é alguém insatisfeito com o recebimento de seus e-mails e com antipatia em relação à sua empresa.

8 – Não viram spam

Não confunda e-mail marketing com spam. Procure não enviar e-mails com muita frequência ou com conteúdos semelhantes. Explore as datas comemorativas ou crie novas promoções, não dando a impressão de que está apenas querendo marcar território. Se o cliente encarar seus e-mails como spam, você estará causando o efeito contrário do que gostaria de causar.

 

Essas são as principais características das melhores campanhas de e-mail marketing. Como estão as suas? O que pode ser melhorado? Comente!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

47 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 47 47 Flares ×