São Paulo: +55 (11) 3284.8474   Demais Regiões: 4020.9737
SOLICITE UMA PROPOSTA

05 dicas imperdíveis de e-mail marketing para e-commerces

05 dicas imperdíveis de e-mail marketing para e-commerces
9
Oct
200 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 199 200 Flares ×

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para empreendedores que desejam aumentar o tráfego de seus sites e melhorar o relacionamento com o cliente. Ele é capaz de alavancar o sucesso do e-commerce, mas é preciso fazer todo o processo corretamente. Confira abaixo, cinco ótimas dicas para que a sua campanha de e-mail marketing para e-commerce seja um sucesso.

1. Conteúdo personalizado

Criar conteúdo personalizado e segmentado é uma das chaves para o sucesso do e-mail marketing para e-commerce. Falar de forma direta com os clientes e segmentá-los de acordo com preferências, demografia e comportamento é uma boa ideia. A lista de e-mails pode ser segmentada das mais diversas formas, como faixa etária, clientes fiéis x clientes novos, sexo, geografia etc. Os produtos sugeridos e ofertas enviadas devem seguir esse padrão, dessa forma a probabilidade de engajamento é maior.

Saber a data de aniversário do cliente, também cria boas possibilidades para personalização de conteúdo que aumentam a taxa de conversão do e-mail marketing. Na data de aniversário, por exemplo, podem ser enviados vale-compras ou ofertas especiais. Além da data de aniversário, sugestões de produtos e ofertas também podem ser enviadas ao público em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia dos Namorados ou Natal, ou datas especiais para o comércio, como Black Friday e Black Night.

2. Não ao spam, sim ao Opt-in

Infelizmente, o spam é algo muito comum. E sua definição se dá por enviar e-mail marketing à destinatários que não autorizaram o seu recebimento. Ao optar pelo spam, o e-mail marketing não será usado em seu máximo potencial. O spam significa baixo retorno, perda de clientes e até risco de ser barrado de provedores e ter o site fora do ar.

Opt-in, é o nome que se dá ao processo em que os clientes autorizam e consentem receber o e-mail marketing. O fato de se dirigir às pessoas que aceitaram receber suas campanhas já é um ganho. Nesse caso, elas têm total liberdade para sair do mailing assim que desejarem (Opt-out).

3. Credibilidade e fidelização

É preciso saber dosar a quantidade de e-mail marketing para gerar fidelização de clientes. Não é recomendado mandar e-mail com uma frequência muito grande, mas também não é indicado passar muito tempo sem enviar nada. Um e-mail marketing por semana é uma boa média para manter a lembrança sobre a empresa viva e estimular a credibilidade e confiança nos clientes. Mas, novamente, é imprescindível que o conteúdo seja útil ao seu público-alvo, caso contrário o resultado é nulo. Acima de tudo, é importante ser consistente. Se o mailing se inscrever esperando updates diários, você deve cumprir a promessa.

4. Top 10 dos produtos mais comprados

Fazer campanhas de e-mail marketing mostrando o top 10 dos produtos mais comprados pelos clientes pode ajudar a aumentar a taxa de conversão. Enviar e-mails periódicos com um apanhado dos produtos que fazem mais sucesso no site pode ser o detalhe que faltava para um cliente se decidir por comprar um produto X ou Y. Além do top 10 geral do site, é ainda melhor enviar e-mails baseados nos interesses de cada usuário, mostrando os produtos mais comprados em categorias específicas de seu interesse.

5. Boas-vindas

E, para iniciar qualquer relacionamento de sucesso com o cliente, as boas-vindas são essenciais. Os assinantes têm a tendência de ficarem mais envolvidos durante os 40 primeiros dias após a inscrição no e-mail marketing. Dessa forma, os dias após a inscrição são indicados para dar boas-vindas, explicar tudo e também perguntar o que você quiser. O top 10 dos produtos mais comprados pode ser adicionado nesse primeiro e-mail de boas-vindas, no final do texto, por exemplo, para que o cliente tenha um primeiro contato com o que faz mais sucesso no e-commerce em questão.

Seguindo as dicas acima o seu negócio tem tudo para alavancar as vendas no meio online. Mas, se você precisar de uma ajuda, pode contar conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

200 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 199 200 Flares ×